Abstract:
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O Autismo tem como principais características os movimentos estereotipados, déficit na
interação social, na comunicação e déficits motores, sendo um transtorno do
neurodesenvolvimento. Tais características do TEA podem ser atenuadas quando o
indivíduo pratica regularmente atividades físicas e exercícios físicos. Algumas barreiras
podem impedir a participação da criança com TEA em tais práticas, porém quando as
aulas são alinhadas a estratégias pedagógicas e metodológicas adequadas, facilita-se o
acesso à prática em si. O objetivo deste estudo foi descrever dificuldades encontradas ao
trabalhar a iniciação esportiva com tal público e como superar tais dificuldades com
eficácia, em forma de relato de experiência. A pesquisa de abordagem qualitativa, com
objetivo descritivo e de natureza aplicada, teve como instrumento de coleta de dados um
roteiro de observações feito pelo observador, levando em consideração os principais
aspectos de cada aula, como quais desafios foram encontrados, qual estratégia foi
utilizada para superá-lo, e o que motivou este desafio, registrados a posteriori. Os
participantes do estudo foram crianças entre 6 e 12 anos que frequentam o projeto
INICIA-UFSC, vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina. Observadas
durante 17 aulas e tendo como seus principais desafios a falta de engajamento,
frustrações, condutas violentas e delimitação de espaço. Sendo utilizadas as estratégias
de comunicação professor-aluno, aumento gradual de complexidade e coletividade,
sombreamento, conhecimento prévio dos alunos, controle de estímulos sensoriais e
quantidade de professores presentes para superar tais desafios. Dentre as estratégias
plausíveis de serem utilizadas no contexto de Educação Física escolar destacam-se a
comunicação professor-aluno, conhecimento prévio dos alunos e reconhecimento do
local de prática. |