Desafios e estratégias pedagógicas e metodológicas de um programa de iniciação esportiva para crianças com transtorno do espectro autista: um relato de experiência

DSpace Repository

A- A A+

Desafios e estratégias pedagógicas e metodológicas de um programa de iniciação esportiva para crianças com transtorno do espectro autista: um relato de experiência

Show full item record

Title: Desafios e estratégias pedagógicas e metodológicas de um programa de iniciação esportiva para crianças com transtorno do espectro autista: um relato de experiência
Author: Cassol, Heron
Abstract: O Autismo tem como principais características os movimentos estereotipados, déficit na interação social, na comunicação e déficits motores, sendo um transtorno do neurodesenvolvimento. Tais características do TEA podem ser atenuadas quando o indivíduo pratica regularmente atividades físicas e exercícios físicos. Algumas barreiras podem impedir a participação da criança com TEA em tais práticas, porém quando as aulas são alinhadas a estratégias pedagógicas e metodológicas adequadas, facilita-se o acesso à prática em si. O objetivo deste estudo foi descrever dificuldades encontradas ao trabalhar a iniciação esportiva com tal público e como superar tais dificuldades com eficácia, em forma de relato de experiência. A pesquisa de abordagem qualitativa, com objetivo descritivo e de natureza aplicada, teve como instrumento de coleta de dados um roteiro de observações feito pelo observador, levando em consideração os principais aspectos de cada aula, como quais desafios foram encontrados, qual estratégia foi utilizada para superá-lo, e o que motivou este desafio, registrados a posteriori. Os participantes do estudo foram crianças entre 6 e 12 anos que frequentam o projeto INICIA-UFSC, vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina. Observadas durante 17 aulas e tendo como seus principais desafios a falta de engajamento, frustrações, condutas violentas e delimitação de espaço. Sendo utilizadas as estratégias de comunicação professor-aluno, aumento gradual de complexidade e coletividade, sombreamento, conhecimento prévio dos alunos, controle de estímulos sensoriais e quantidade de professores presentes para superar tais desafios. Dentre as estratégias plausíveis de serem utilizadas no contexto de Educação Física escolar destacam-se a comunicação professor-aluno, conhecimento prévio dos alunos e reconhecimento do local de prática.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253369
Date: 2023-12-05


Files in this item

Files Size Format View
1-_TCC.docx.pdf 410.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar