Abordagem histórico-conceitual de energia a partir dos três momentos pedagógicos e um jogo de tabuleiro

DSpace Repository

A- A A+

Abordagem histórico-conceitual de energia a partir dos três momentos pedagógicos e um jogo de tabuleiro

Show full item record

Title: Abordagem histórico-conceitual de energia a partir dos três momentos pedagógicos e um jogo de tabuleiro
Author: Miranda, Fábio Gomes
Abstract: Este trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de um produto didático no uso da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MPs), sendo que o terceiro momento à aplicação de forma avaliativa de um jogo de tabuleiro voltado ao conceito da energia e sua conservação, em que o jogo foi criado pelo próprio mestrando. Inicialmente, o produto apresentado na qualificação do Curso de Mestrado tinha o intuito de estudar o conceito de energia num parque de diversões, porém devido à pandemia da COVID-19 e com as restrições tomadas se tornou inviável a aplicação de tal produto com uma viagem de campo a um parque de diversões. Então, o produto foi readaptado tendo como estratégia pedagógica o desenvolvimento de um jogo educacional de tabuleiro como parte inerente a metodologia dos três momentos pedagógicos na abordagem histórico-conceitual da energia e a conservação da energia mecânica. Essa aplicação ocorreu quando houve uma certa flexibilização nos protocolos, quando a aplicação se deu de forma presencial e controlada. O presente trabalho retrata a importância da história da Física como marco inicial para construção de um conhecimento científico trazendo um maior desempenho da aprendizagem do aluno explorando as habilidades de argumentação e colaboração, que muitas vezes não são consideradas no ensino tradicional. Esse produto foi construído usando a metodologia dos três momentos pedagógicos. O primeiro deles, a Problematização inicial, é aquele em que o professor irá problematizar o conceito a ser abordado, que no caso desse trabalho, foi o conceito da energia, sendo analisados os conhecimentos prévios que o aluno possui sobre o assunto. O segundo momento refere-se à Organização do Conhecimento, em que será tratado todo o processo de ensino sobre o objeto do conhecimento a ser estudado. Nesse momento o professor irá desenvolver atividades práticas, abordando o conceito de energia nos aspectos histórico e matemático, sendo também desenvolvidos estudos em pequenos grupos, buscando construir os conhecimentos científicos associados ao conceito apresentado. Por fim, o terceiro momento trata da fundamentação do conhecimento científico com a Aplicação do Conhecimento, em que serão aplicadas atividades que sejam fundamentais na estruturação da aprendizagem do aluno, sendo também o momento em que o professor poderá avaliar o desenvolvimento de cada um através da aplicação de um jogo de tabuleiro relacionado ao conceito de energia e a conservação de energia mecânica. Este produto teve uma enorme relevância no ensino-aprendizagem do aluno, pois houve grande interação professor-aluno e aluno-aluno, o que gerou um maior interesse no aprendizado de Física.Abstract: The aim of this work was to create an educational product for the development and application of a board game focused on the concept of energy and its conservation. Initially, the product presented in the qualification phase of this project proposed studying the concept of energy in an amusement park, but due to the COVID-19 pandemic and the restrictions taken thereupon it became impossible to apply the product during a field trip to an amusement park. Therefore, the product was adapted to an educational board game that addresses the historical-conceptual development of energy and its conservation. This application occurred when there was some flexibility in the protocols, therefore done in a controlled and in-person manner. This study emphasizes the importance of using games as a pedagogic support for learning and the exploration of collaborative and argumentative skills that are often not considered in traditional teaching. The structure of the board game's narrative is related to a didactic sequence in the study of the concepts of energy and energy conservation. This product was built using the methodology of the three pedagogical moments and it was structured as follows. In the Initial Problematic, the first moment, the teacher talks over the concept to be addressed, which in the case of this work was the concept of energy, analyzing the student's prior knowledge on the subject. The second moment refers to the Organization of Knowledge, when the entire teaching process on the object of knowledge to be studied happens. At this moment, the teacher develops practical activities, historical-conceptual and mathematical approaches, and also puts forth studies in small groups, seeking to construct the scientific knowledge of the presented concept. Finally, the third moment deals with the foundation of scientific knowledge and the Application of Knowledge, when activities that are foundational in student learning will be applied. This is also the moment when the teacher can evaluate each student's development. The product had enormous relevance in student learning because there was great teacher-student and student-student interactions, and there was a greater interest in learning Physics.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251892
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View
PPEF-B0023-D.pdf 5.770Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar