Constituição identitária do professor universitário em início de carreira em face da atual conjuntura de reformas do Estado brasileiro

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Constituição identitária do professor universitário em início de carreira em face da atual conjuntura de reformas do Estado brasileiro

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Title: Constituição identitária do professor universitário em início de carreira em face da atual conjuntura de reformas do Estado brasileiro
Author: Signori, Zenira Maria Malacarne
Abstract: Esta tese vincula-se à linha de pesquisa Sujeitos, Processos Educativos e Docência - SUPED do Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC e, ao Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino ? FOPPE. Tem por objetivo analisar como se constitui a identidade profissional do professor universitário em início de carreira, em face da atual conjuntura de reformas do Estado brasileiro e suas políticas educacionais de cunho neoliberal, sobretudo, as que buscam reconfigurar as universidades públicas, a saber: Reestruturação e Expansão das Universidades Federais- Reuni e Programa Universidades e Institutos Empreendedores e Inovadores - Futurese. O pressuposto que rege o estudo é de que a identidade profissional do professor universitário em início de carreira é forjada, em grande medida, nas reformas do Estado brasileiro e suas políticas educacionais de cunho neoliberal. Para compreender o objeto de estudo, a constituição identitária do professor universitário em início de carreira, a análise e reflexão se deu à luz de referenciais que abordam a reforma do Estado e da universidade pública brasileira (LEHER, 1999; 2011; CHAUI, 1999; 2001; FERNANDES, 2004; 2009; SGUISSARDI, 2009, 2015; SGUISSARDI; SILVA JÚNIOR, 2009; SAVIANI, 2010; dentre outros), do professor em início da carreira (MARCELO GARCIA, 1999; 2009; FEIXAS, 2002; MAYOR RUIZ, 2009; BOZU, 2010; HUBERMAN, 2013, dentre outros), e da identidade profissional docente (DUBAR, 2005; GARCIA, HYPÓLITO; VIEIRA, 2005; HOBOLD, 2008; LAWN, 2001; LOPES, 2001; 2007; 2008; GARCIA, 2009; NÓVOA, 2013; PIMENTA, 2007; PIMENTA; ANASTASIOU, 2014, dentre outros). Também se analisaram os documentos Reuni e Future-se. O estudo empírico teve como lócus a Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC, campus Blumenau. A base de dados da pesquisa constitui-se de entrevista semiestruturada com professores em início de carreira e, com colegas docentes e coordenadores (estáveis na carreira) dos cursos, cujos professores participantes estão vinculados. A escolha destes entrevistados seguiu dois critérios: estar no início da carreira com até três anos de ingresso na UFSC Blumenau e com ingresso por meio de concurso público. Para tratamento e análise dos dados sistematizamos a empiria em quatro eixos temáticos: i) Professor universitário em início de carreira; ii) Saberes e conhecimentos mobilizados para ensinar; iii) Fenômenos que constituem a identidade profissional do professor universitário em início de carreira; iv) Impactos dos projetos e políticas educacionais na constituição da identidade profissional docente. Sublinhamos que a a identidade profissional carrega as marcas da trajetória pessoal/familiar, da formação acadêmica e da vida social e cultural. O espaço de trabalho e as relações ali estabelecidas também deixam marcas e imprimem significados que vão constituíndo profissionalmente o ser professor. Considerando objetivo e dados empíricos, concluímos que o trabalho docente é atingido pelas políticas implementadas pelo Estado brasileiro, uma vez que, como servidor público é também trabalhador de um sistema que segue uma lógica produtivaindustrial em que a eficiência e a produtividade são premissas que regem a sua permanência ou não na profissão. Produtividade que foi mencionada pelos professores participantes como algo que os incomoda e fragiliza o trabalho. Portanto, defendemos que a constituição da identidade profissional do professor universitário em início de carreira, e não só, é forjada em grande medida nas reformas do Estado e nas políticas públicas para a educação superior pública.Abstract: This thesis is linked to Sujeitos, Processos Educativos e Docência ? SUPED line of research from Programa de Pós-Graduação em Educação -PPGE in Federal University of Santa Catarina ? UFSC, and to Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE. It has the objective of analyzing how the professional identity of university professors in the beginning of their careers is composed, with the current conjuncture of Brazil's State reformations and its neoliberal educational policies, especially the ones that seek to reconfigure public universities, i. e.: Reestruturação e Expansão das Universidades Federais ? Reuni e Programa Universidades e Institutos Empreendedores e Inovadores - Future-se. The assumption that conducts this study is that the professional identity of university professors in their career beginnings is forged, largely, by Brazil's State reformations and its neoliberal educational policies. In order to understand the study?s object, the identity establishment of professors in the beginning of their careers, the analysis and reflections were born out of references that approach the State and Brazilian public universities reformations (LEHER, 1999, 2011; CHAUI, 1999, 2001; FERNANDES, 2004, 2009; SGUISSARDI, 2009, 2015; SGUISSARDI E SILVA JUNIOR, 2009; SAVIANI, 2010; et al), of professors in the beginning of their careers (MARCELO GARCIA, 1999, 2009; FEIXAS, 2002; MAYOR RUIZ, 2009; BOZU, 2010; HUBERMAN. 2013, et al), professional teaching identity (DUBAR, 2005; GARCIA, HYPÓLITO E VIEIRA, 2005; HOBOLD, 2008; LAWN, 2001; LOPES, 2001, 2007, 2008; MARCELO GARCIA, 2009; NOVOA, 2013; PIMENTA, 2007; PIMENTA E ANASTASIOU, 2014, et al). Also, Reuni and Future-se documents were analyzed. The empiric study had as a locus the Federal University of Santa Catarina in Blumenau campus. The data basis of the research is formed by a semi-structured interview with professors in the beginning of their careers and, with colleague teachers and coordinators (stable in their careers) of the courses, to which participant professors are attached to. The choice for the interviewees had two criterias: be in the beginning of their careers, up to three years as a UFSC Blumenau teacher and admitted by public tender. For the treatment and analysis of the data, we systemized the empiricism in four directions thematic: i) university professors in the beginning of their careers; ii) knowledge mobilized for teaching; iii) occurrences that constitute the professional identity of university professors in the beginning of their careers; iv) the impact from the projects and educational policies in the construction of a teacher?s professional identity. We emphasize that professional identity bears the marks of personal/family trajectory, academic training and social and cultural life. The work space and the relationships established there also leave marks and imprint meanings that professionally constitute being a teacher. Condidering objective and empirical data, we concluded that the teaching work is injured by the policies implemented by Brazil?s State, since the public server is also a worker in a system that follows an industrial-productive logic in which efficiency and productivity are premises that rule their stay or not in the profession. Productivity, which was mentioned by the participant professors as something that bothers and weakens the work. Therefore, we defend that the professional identity establishment of university professors in the beginning of their careers, and not only, is forged largely in the State?s reformations and public policies for higher public education.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251646
Date: 2023


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