Transvídeo 4.0: um framework associando remidiação de estágio 4 à aquisição do conhecimento

DSpace Repository

A- A A+

Transvídeo 4.0: um framework associando remidiação de estágio 4 à aquisição do conhecimento

Show full item record

Title: Transvídeo 4.0: um framework associando remidiação de estágio 4 à aquisição do conhecimento
Author: Tavares, Paulo Vitor
Abstract: Na Sociedade Digital a demanda por vídeo é alta e crescente, e consequentemente torna-se maior o uso de videoaulas com objetivo instrucional, educacional, dentre outros. Contudo, esta tese defende que para a videoaula potencializar a aquisição do conhecimento deveria ter como referência um novo paradigma de difusão do Conhecimento, baseado na Comunicação, em especial na televisão. Assim, esta tese propõe um framework para videoaulas efetivas na aquisição do conhecimento, adotando o Plano de Expressão da Televisão Brasileira. O método adotado revisou a bibliografia sobre televisão para sistematizar o modelo da televisão brasileira. Também revisou alguns autores para sustentar os pressupostos de produção e aquisição do conhecimento. Em seguida, tomou a TV IFSC para análise documental, em que foi constatada na produção de suas videoaulas, processo, procedimento, técnica/arte e ferramenta adotados pela Televisão Brasileira, bem como a formulação da mensagem observando seu Plano de Expressão característico. As videoaulas da TV IFSC foram submetidas a audiência que, por meio de entrevista, manifestou sua percepção, atenção e emoção quanto aos elementos do Plano de Expressão da mensagem. Os resultados apontam que a produção de videoaulas pela TV IFSC se dá por meio de processo capaz de criar, entregar e perceber valor, que acontece de forma iterativa e cumulativa, e isso resulta em artefato o qual absorve completamente a dinâmica midiática da sala de aula. O processo também propicia liberdade e autonomia para a equipe técnico-artística exercer sua criatividade individual que, por integração a outros profissionais na mesma tarefa, gera a densidade criativa coletiva do conhecimento. A integração das várias especialidades e diferentes visões de mundo desses profissionais, quando conectados a outros grupos de trabalho, se constitui na transcendência do conhecimento que resulta na diversidade criativa do conhecimento, que é característica do conhecimento transubjetivo. A videoaula produzida numa Rede Conexionista de Mentes Criativas, foi denominada de Transvídeo 4.0. O frameworkconstruído a partir do levantamento na TV IFSC e da revisão de literatura, sugere que a produção e a aquisição do conhecimento é potencializada com a rede conexionista de mentes criativas. Para verificar sua consistência, realizou-se uma pesquisa de campo. Ficou evidente, pelas respostas dos entrevistados, o desencadeamento da percepção, atenção e emoção, sensibilizados por meio dos Elementos do Plano de Expressão. Desta forma, sugere-se que o Transvídeo 4.0 pode potencializar a Aquisição do Conhecimento.Abstract: In the Digital Society, the demand for video is growing, and consequently, there is a need for instructional or educational videos. However, this thesis argues that for educational videos to enhance knowledge acquisition, a new paradigm should be used based on Communication, especially on Television. Thus, this thesis proposes a framework for compelling educational videos, adopting the Expression Plan of Brazilian Television. The method reviewed the literature on television to systematize the Brazilian Television Model and to support knowledge production and acquisition assumptions. The analyses of the production of video at TV IFSC identified the classes, processes, procedures, techniques/arts and tools adopted by Brazilian Television. In addition, observing its characteristics formulates the Plan of Expression. Interviewing the audience reviewed their perception, attention and emotion regarding the elements of the Expression Plan. The results indicate that the production of a video by TV IFSC takes place through a process capable of creating, delivering and perceiving value, which happens iteratively and cumulatively, resulting in an artefact that completely absorbs the media dynamics of the classroom. The process also provides freedom and autonomy for the technical-artistic team to exercise their creativity, which generates the collective creative density of knowledge by integrating with other professionals in the same task. When connected to other work groups, the integration of the various specialities and different views of the world of these professionals constitutes the transcendence of knowledge that results in the creative diversity of expertise, which is characteristic of trans-subjective knowledge. The video produced in a Connectionist Network of Creative Minds was named Transvideo 4.0. The framework built from the IFSC TV survey and the literature review suggests that the connectionist network of creative minds enhances the production and acquisition of knowledge. A field survey verified the framework's consistency. The results indicated that the Elements of the Plan of Expression triggered the perception, attention and emotion. Therefore, this thesis proposes that Transvideo 4.0 can enhance Knowledge Acquisition.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251621
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View
PEGC0782-T.pdf 13.22Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar