Abstract:
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Congestionamento no tráfego de veículos terrestres afeta a população de grandes
cidades. Network Design Problems (NDPs) aplicados ao trânsito de veículos são problemas
de otimização que determinam o projeto de trânsito para uma cidade. Eles podem
representar vários aspectos complexos das cidades, como tráfego multimodal e o transporte
público. Um dos modelos presentes na literatura para lidar com NDPs é o Salman-Alaswad.
Nele, alterações no projeto de trânsito de veículos de uma cidade é avaliado considerando
inversões na direção de tráfego em pistas das estradas. Para isso, o modelo Salman-Alaswad
emprega um método computacional que opera em dois níveis: (i) avaliação dos projetos
pela metaheurística de algoritmo genético; e (ii) definição do equilíbrio do usuário dado
por cadeias de Markov. O presente documento relata os resultados obtidos em projeto
do pesquisa “Metaheurística para Alteração, Adição e Remoção de Estradas em Projetos
de Malha Viária Terrestre” (código no SIGPEX da UFSC 202004500). O projeto teve
o objetivo de adaptar o modelo Salman-Alaswad alterando-o para incluir a adição ou
remoção de novas pistas e estradas no projeto de trânsito de uma cidade. Para atender
esse projeto, realizou-se: levantamento e seleção de modelos e heurísticas sobre NDPs,
especificou-se adaptação do modelo e método computacional Salman-Alaswad, foram
implementadas as adaptações através de métodos heurísticos de algoritmos genéticos e
buscas locais, resultados foram analisados e divulgados em locais de livre acesso. Como
resultados obtidos, destacam-se a investigação e métodos heurísticos que são capazes de
melhorar o projeto de trânsito dado um modelo de equilíbrio de usuário da via. |