Conversações matemáticas com a Arte em giros decoloniais: um caso com a obra de Eli Heil

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Conversações matemáticas com a Arte em giros decoloniais: um caso com a obra de Eli Heil

Mostrar registro completo

Título: Conversações matemáticas com a Arte em giros decoloniais: um caso com a obra de Eli Heil
Autor: Carvalho, Júlia Pscheidt de
Resumo: Este vídeo refere-se ao trabalho de Iniciação Científica, desenvolvido dentro do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática- GECEM, em que se pensou uma oficina para crianças do 8º ano do Ensino Fundamental em conexão com a Matemática e a Arte, mais especificamente com a arte da artista catarinense Eli Heil, sob uma perspectiva decolonial. Então, adotando-se uma postura cartográfica de pesquisa, foi proposta, discutida e aplicada uma oficina que punha lado a lado elementos da obra de Eli Heil e a Matemática. Mais especificamente, criou-se uma relação entre os monstrinhos da artista e os “monstros” que encontramos na Matemática, quer dizer, seus elementos que podem nos amedrontar, causar aversão, tal como monstros o fariam. Os dados produzidos com a aplicação da oficina incitam questionamentos acerca dos afetos que acontecem em uma sala de aula de matemática.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250919
Data: 2023


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Video PIBIC SIC Julia Pscheidt.mp4 72.20Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar