O ensino de oralidade e gramática na perspectiva da variação linguística no estágio supervisionado do curso de letras português

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O ensino de oralidade e gramática na perspectiva da variação linguística no estágio supervisionado do curso de letras português

Mostrar registro simples

dc.contributor Ufsc pt_BR
dc.contributor.advisor Monguilhott, Isabel de Oliveira e Silva
dc.contributor.author Mezzari, Pedro Albino
dc.date.accessioned 2023-09-07T22:01:12Z
dc.date.available 2023-09-07T22:01:12Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250532
dc.description Seminário de iniciação científica e tecnológica pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa dará continuidade à pesquisa “O ensino da língua portuguesa no estágio supervisionado no curso de letras português”, desenvolvida de acordo com o edital PIBIC/CNPq 2021-2022, entre 2018 e 2022, em que investigamos propostas de ensino de língua portuguesa efetivadas na aprendizagem da docência no estágio supervisionado do Curso de Letras Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Santa Catarina, em turmas dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, no período compreendido entre os anos de 2009 a 2019. Como resultado, verificamos que a oralidade e a leitura são as práticas de uso da língua mais trabalhadas pelos estagiários, embora a primeira seja abordada de forma mais sistematizada e a segunda não. Identificamos também, no contexto dessa pesquisa, que a análise linguística/gramática é a prática de uso da língua menos trabalhada na maior parte das propostas de ensino. Partindo, portanto, dos resultados alcançados pretendemos, neste projeto, propor alternativas didático-pedagógicas para um trabalho mais sistematizado com a oralidade, bem como para o trabalho com a análise linguística/gramática. Atrelada ao trabalho com essas duas práticas de uso da língua portuguesa, enfatizaremos a perspectiva da variação linguística que se relaciona tanto ao ensino de oralidade, quanto ao ensino de gramática. Ressalta-se que, ainda que o foco da pesquisa seja o ensino dessas duas práticas de uso, elas serão consideradas em articulação com a leitura e a escrita. A pesquisa a ser desenvolvida também pretende estabelecer a relação entre o trabalho desenvolvido nas disciplinas de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e nos Estágio de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura I e II, já que as três disciplinas contemplam a compreensão de oralidade e análise linguística/gramática como práticas de uso da língua e, como tal, eixos de ensino da aula de língua portuguesa, assim como a elaboração de projetos docentes com propostas didático- pedagógicas para o ensino da língua portuguesa com base nas práticas de uso dos falantes: oralidade, leitura, escrita e análise linguística/gramática. Para a realização da pesquisa, baseamo-nos em autores que discutem a concepção dialógica de linguagem que respalda nosso trabalho (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2016); em autores que discutem e propõem reflexões sobre a oralidade (ANTUNES, 2003; GERALDI, 1991, 2010), sobre a análise linguística/gramática (MENDONÇA, 2006; VIEIRA, 2018) e ainda sobre variação linguística (GÖRSKI; COELHO, 2009); além dos documentos oficiais orientadores do ensino de língua portuguesa (PCN; BNCC) que tratam de todas essas questões. Como resultado final, organizaremos as propostas didático-pedagógicas para o ensino da oralidade e análise linguística/gramática em um acervo a ser disponibilizado no Portal das Licenciaturas, como fizemos no projeto anterior, com vistas a uma fonte de consulta para os professores-estagiários do Curso de Letras Língua Portuguesa e também para os professores das redes de ensino para que possam implementá-las em sua ação didático-pedagógica. pt_BR
dc.format.extent Video pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Estágio curricular em língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino de língua pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Gramática/análise linguística pt_BR
dc.subject Variação linguística pt_BR
dc.title O ensino de oralidade e gramática na perspectiva da variação linguística no estágio supervisionado do curso de letras português pt_BR
dc.type Video pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
1694118354980676.mp4 215.8Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar