O ensino de oralidade e gramática na perspectiva da variação linguística no estágio supervisionado do curso de letras português

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O ensino de oralidade e gramática na perspectiva da variação linguística no estágio supervisionado do curso de letras português

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Título: O ensino de oralidade e gramática na perspectiva da variação linguística no estágio supervisionado do curso de letras português
Autor: Mezzari, Pedro Albino
Resumo: Esta pesquisa dará continuidade à pesquisa “O ensino da língua portuguesa no estágio supervisionado no curso de letras português”, desenvolvida de acordo com o edital PIBIC/CNPq 2021-2022, entre 2018 e 2022, em que investigamos propostas de ensino de língua portuguesa efetivadas na aprendizagem da docência no estágio supervisionado do Curso de Letras Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Santa Catarina, em turmas dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, no período compreendido entre os anos de 2009 a 2019. Como resultado, verificamos que a oralidade e a leitura são as práticas de uso da língua mais trabalhadas pelos estagiários, embora a primeira seja abordada de forma mais sistematizada e a segunda não. Identificamos também, no contexto dessa pesquisa, que a análise linguística/gramática é a prática de uso da língua menos trabalhada na maior parte das propostas de ensino. Partindo, portanto, dos resultados alcançados pretendemos, neste projeto, propor alternativas didático-pedagógicas para um trabalho mais sistematizado com a oralidade, bem como para o trabalho com a análise linguística/gramática. Atrelada ao trabalho com essas duas práticas de uso da língua portuguesa, enfatizaremos a perspectiva da variação linguística que se relaciona tanto ao ensino de oralidade, quanto ao ensino de gramática. Ressalta-se que, ainda que o foco da pesquisa seja o ensino dessas duas práticas de uso, elas serão consideradas em articulação com a leitura e a escrita. A pesquisa a ser desenvolvida também pretende estabelecer a relação entre o trabalho desenvolvido nas disciplinas de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e nos Estágio de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura I e II, já que as três disciplinas contemplam a compreensão de oralidade e análise linguística/gramática como práticas de uso da língua e, como tal, eixos de ensino da aula de língua portuguesa, assim como a elaboração de projetos docentes com propostas didático- pedagógicas para o ensino da língua portuguesa com base nas práticas de uso dos falantes: oralidade, leitura, escrita e análise linguística/gramática. Para a realização da pesquisa, baseamo-nos em autores que discutem a concepção dialógica de linguagem que respalda nosso trabalho (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2016); em autores que discutem e propõem reflexões sobre a oralidade (ANTUNES, 2003; GERALDI, 1991, 2010), sobre a análise linguística/gramática (MENDONÇA, 2006; VIEIRA, 2018) e ainda sobre variação linguística (GÖRSKI; COELHO, 2009); além dos documentos oficiais orientadores do ensino de língua portuguesa (PCN; BNCC) que tratam de todas essas questões. Como resultado final, organizaremos as propostas didático-pedagógicas para o ensino da oralidade e análise linguística/gramática em um acervo a ser disponibilizado no Portal das Licenciaturas, como fizemos no projeto anterior, com vistas a uma fonte de consulta para os professores-estagiários do Curso de Letras Língua Portuguesa e também para os professores das redes de ensino para que possam implementá-las em sua ação didático-pedagógica.
Descrição: Seminário de iniciação científica e tecnológica
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250532
Data: 2023


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