A Reconfiguração das Ciências Humanas e Sociais no Ensino Médio Brasileiro

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A Reconfiguração das Ciências Humanas e Sociais no Ensino Médio Brasileiro

Mostrar registro completo

Título: A Reconfiguração das Ciências Humanas e Sociais no Ensino Médio Brasileiro
Autor: Horliana, Isabela Brandes
Resumo: O presente projeto visa analisar a reconfiguração das ciências humanas e sociais no ensino médio brasileiro, considerando tanto as transformações sociopolíticas ocorridas em período recente, que impactam diretamente estas ciências; quanto a emergência do chamado “No Ensino Médio”, que reflete tanto a Reforma do Ensino Médio, promulgada em 2017, quanto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em 2018. Em termos metodológicos, a pesquisa se apoiará tanto na análise documental – considerando as orientações nacionais do Ministério da Educação, e as locais da Secretaria de Educação de Santa Catarina – quanto na realização de entrevistas semiestruturadas com professores dessa área que atuam no Ensino Médio na rede estadual de ensino de Santa Catarina. Indica-se como resultados esperados para a pesquisa, a produção de artigos em periódicos qualificados, organização de dossiês temáticos, apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais, além da formação de recursos humanos nos diferentes níveis e modalidades. Espera-se ainda que a pesquisa traga contribuições relevantes para as ciências básicas, especialmente no campo da Sociologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250515
Data: 2023-09-09


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Vídeo PIBIC.mp4 35.39Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir Vídeo para o 33º SIC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar