Ateliê de matemática: cartografando experiências

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Ateliê de matemática: cartografando experiências

Mostrar registro completo

Título: Ateliê de matemática: cartografando experiências
Autor: Souza, Gabriel Mendes de
Resumo: Este trabalho apresenta o relatório final de um projeto de Iniciação Científica que ocorreu na Universidade Federal de Santa Catarina entre os anos de 2022 e 2023 sob a supervisão da professora Dr.ª Débora Regina Wagner. A pesquisa desenvolvida nesta Iniciação Científica deu-se na forma de oficinas e envolveu um grupo de estudantes do 9º ano de uma escola municipal da rede pública de Florianópolis. Foram realizadas duas oficinas, cujas atividades propostas tiveram como intuito desafiar os estudantes e propor exercícios de pensamentos, criando possibilidades de explorar o pensamento visual, o pensamento espacial e o raciocínio lógico numa articulação com a matemática. Com isso, deseja-se, de um lado, investigar como os estudantes articulam saberes e fazeres, como constroem estratégias, tomam decisões e expõe o modo como pensam e articulam seus saberes matemáticos que se materializa por meio das mãos, das maneiras, dos dizeres, do olhar. De outro, cartografar um processo de produção de oficinas do qual o pesquisador está imerso, a fim de pensar e produzir outras realidades junto ao grupo.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250484
Data: 2023


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
VideoSIC.mp4 149.4Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar