Reprogramação Metabólica durante a maturação de célula β pancreática como guia para melhorar a funcionalidade de células hPSC-β.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Reprogramação Metabólica durante a maturação de célula β pancreática como guia para melhorar a funcionalidade de células hPSC-β.

Mostrar registro completo

Título: Reprogramação Metabólica durante a maturação de célula β pancreática como guia para melhorar a funcionalidade de células hPSC-β.
Autor: Mello, Henrique Fernandes de
Resumo: O diabetes mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de etiologia múltipla caracterizada por hiperglicemia crônica. Independente da etiologia, o DM reduz o número de células β, onde qualquer forma da Dm seria beneficiada por um tratamento que promovesse a regeneração de células β. Uma técnica promissora é o desenvolvimento de células β a parit de células-tronco humanas pluripotentes (hPSC), denominadas hPSC-β. O que limita essa técnica é viabilidade dessas células, visto que elas não chegam em um estado de maturação suficiente para secretar insulina, e por consequência não podem ser utilizadas na remissão do DM. Assim, para desenvolver metodologias que culminem na maturação das HPSC-β é necessário compreender como a maturação acontece em células β pancreáticas durante o desenvolvimento e conhecer quais os elementos e os fatores internos e externos envolvidos. Dessa forma, foram investigadas as alterações funcionais, e metabólicas que ocorrem durante a maturação das células β pancreáticas de camundongos C57 nos estágios neonatos P3, P20 e adultos (P45-60). Depois do isolamento das ilhotas nos períodos já citados, as ilhotas foram incubadas em meio RPMI por 24h e depois foi realizada a secreção de insulina estimulada pela glicose (GSIS). Os dados foram analisados no software Graph Prism 8. Foi verificado que a GSIS foi maior em células β maduras, demonstrando uma maior eficiência na secreção de insulina. Porém, foi encontrada maior secreção de insulina em ilhotas imaturas em relação ao conteúdo total e mesmo tendo uma secreção basal aumentada, para uma secreção de 50% do conteúdo total, essas precisam de um estímulo maior de glicose. Dessa forma se concluiu que a GSIS eficiente é alcançada somente após o 20º dia após o nascimento.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250216
Data: 2023-09-05


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
videosic.mp4 14.80Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar