dc.contributor.author |
Martins, Mariana |
|
dc.contributor.author |
Cruz, Marta |
|
dc.contributor.author |
Frade, José Manuel Couceiro Barosa Correia |
|
dc.contributor.author |
Ferroli, Paulo Cesar Machado |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-24T19:13:13Z |
|
dc.date.available |
2023-08-24T19:13:13Z |
|
dc.date.issued |
2020-05-12 |
|
dc.identifier.issn |
2596-237X |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249658 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo trata da pesquisa de campo e da prática do projeto do design e produção de novos
produtos a partir principalmente de fragmentos de vidros e também de cerâmicas recolhidas
e triadas de várias praias da costa portuguesa. O trabalho de campo permitiu observar que
existem cores mais comuns para estes fragmentos que estão em linha com as cores dos
produtos em vidro mais utilizados pela sociedade e descartados com maior frequência para
os mares e oceanos. Relaciaram-se os ataques físicos e químicos que os vidros sofrem nestes
ambientes naturais com os próprios processos de acabamentos vidreiros para se concluir que
os primeiros podem naturalmente ser fatores de diferenciação que podem ser direcionadas
criativamente, técnicamente e simbolicamente para o design e produção de peças de joalharia
únicas e por isso para jóias “com vidros do mar”. Simultaneamente aproveitar fragmentos
inertes do mar e reutilizá-los com vantagem na criação de objetos de joalharia é um fator de
sustentabilidade que não deve ser ignorado. Tanto mais que as ações físicas e químicas do
mar sobre o material comparam com as operações de fragmentação (moagem) ou ataque
químicos com impacto negativo sobre o ambiente e sobre a própria saúde dos trabalhadores. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This article deals with field research and the practice of design and production of new
products, mainly from glass fragments and also from ceramics collected and sorted from
several beaches on the Portuguese coast. The fieldwork allowed us to observe that there are
more common colors for these fragments that are in line with the colors of the glass products
used by society and discarded more frequently for the seas and oceans. The physical and
chemical attacks that glass undergoes in these natural environments have been linked to the
glass finishing processes themselves to conclude that the first can naturally be differentiating
factors that can be creatively, technically and symbolically directed to the design and
production of unique jewelery pieces and therefore for jewelery “with sea glasses”.
Simultaneously taking advantage of inert fragments of the sea and reusing them with
advantage in the creation of jewelery objects is a sustainability factor that should not be
ignored. All the more so since the physical and chemical actions of the sea on the material
compare with the operations of fragmentation (grinding) or chemical attacks with a negative
impact on the environment and on the workers' own health. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Grupo de Pesquisa Virtuhab |
pt_BR |
dc.subject |
Vidro; Joias, Design,Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Glass; Jewelry, Design, Sustainability |
pt_BR |
dc.title |
Produção de joias com “vidros do mar” |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Sea Glass Jewelry Making |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |