Abstract:
|
Os cursos de formação inicial de professores têm sido diretamente afetados pelas
alterações das políticas educacionais brasileiras desde 2016, as quais têm causado
um impacto significativo na estrutura da Educação Básica. Para investigar os
possíveis reflexos dessas alterações na formação inicial de professores, com foco no
curso de Licenciatura em Química da UFSC, campus Florianópolis, foi realizada uma
pesquisa qualitativa nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2015 e 2019, no
Projeto Pedagógico do Curso (PPC) em estudo de 2008 e 2021, e ainda, com olhar
para a bibliografia especializada, foi pesquisado o que os autores discutem sobre o
tema. Com base na análise realizada, a implementação da BNC-Formação, presente
na Resolução CNE/CP nº 2 de 2019, fragiliza os avanços alcançados pela Resolução
CNE/CP nº 2 de 2015, que ainda estava em fase de implementação. As novas DCNs
priorizam a pedagogia das competências, negligenciando a formação de professores
e reduzindo a qualidade da formação docente. Essas mudanças descaracterizam os
Cursos de Licenciatura, limitam a autonomia das universidades na organização
curricular e representam um retrocesso nas políticas educacionais. A implementação
das novas DCNs resultou em um novo currículo de Licenciatura em Química na UFSC,
campus Florianópolis, que reduziu a carga horária de disciplinas obrigatórias,
extinguiu atividades acadêmicas científico-culturais e impôs horas de extensão
obrigatória. Movimentos importantes no campo da educação estão lutando pela
revogação das atuais políticas educacionais e a retomada da Resolução de 2015,
reconhecendo o papel crucial do professor na educação e no progresso da sociedade. |