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É perceptível que a educação física escolar pode ser um potente precursor para auxiliar
e aumentar o envolvimento de jovens na prática esportiva à longo prazo na vida adulta.
Desse modo, o seguinte estudo tem como objetivo, compreender a trajetória esportiva
de atletas de goalball da ACESA Para tanto, a opção metodológica foi pela pesquisa
descritiva, de natureza qualitativa. Para a coleta dos dados foram investigados 4 atletas
da Associação Catarinense de Esportes Adaptados (ACESA), praticantes de goalball.
Para isso, realizou-se 4 entrevistas semiestruturadas, presencialmente e de forma
individual com cada atleta. Foi utilizado um roteiro de entrevista, contendo 4 blocos de
perguntas, as quais buscaram identificar os temas: 1. Aproximação com o esporte; 2. O
ambiente escolar e a disciplina de educação física; 3. Formação esportiva (Goalball); 4.
Experiência esportiva. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de
Bardin. De acordo com os achados da pesquisa, foi possível identificar que os
benefícios e os desafios para a prática esportiva, de acordo com os atletas entrevistados,
é relativo para cada um. Aspectos como apoio social, apoio financeiro, e acesso ao
esporte no contexto escolar foram apontados como razões para a prática, e a sua falta,
como desafios. Os atletas apontam ainda que o esporte lhes possibilitou conhecer outros
lugares, além de um melhor reconhecimento de si e de sua vida, de forma a melhorar a
sua qualidade de vida. Ainda, questões relacionadas à própria condição da deficiência se
apresentaram enquanto desafios para o acesso e permanência ao esporte. No que diz
respeito à educação física escolar os atletas apontam as opressões sofridas pelos
colegas, além de salientar a necessidade de se ter um ambiente propício para a prática
nas escolas. Com isso, concluímos que é importante frisar o valor que a família tem
nesse processo. Atletas e profissionais presentes nesse meio, levar ao conhecimento da
família a importância do apoio dos mesmos com o atleta. O suporte financeiro pode
afetar de forma positiva e/ou negativa a prática esportiva dos atletas com deficiência,
tendo em vista que, quando presente aos atletas os motiva a iniciar e permanecer no
meio esportivo, enquanto a falta do mesmo aponta-se como um dificultador para a
prática. Destaque também para os professores de educação física e treinadores, na qual
os mesmos possuem a capacidade de influenciar positivamente e/ou negativamente a
trajetória esportiva dos atletas. Os benefícios oportunizados pela prática esportiva
favorecem para além da carreira no esporte dos atletas com deficiência. Com relação às
questões relacionadas à deficiência, o meio familiar e pessoas que obtêm contato com
pessoas com deficiência devem estar atentos e discutir, prezando o respeito e a
compreensão das dificuldades do mesmo. Por fim, é necessária a discussão nas aulas de
educação física escolar, para com as possibilidades de cada um, a inclusão, o respeito,
construindo cidadãos conscientes e despidos de preconceitos. |
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