TRAJETÓRIA ESPORTIVA DOS ATLETAS DE GOALBALL DA ACESA/UFSC

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TRAJETÓRIA ESPORTIVA DOS ATLETAS DE GOALBALL DA ACESA/UFSC

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Title: TRAJETÓRIA ESPORTIVA DOS ATLETAS DE GOALBALL DA ACESA/UFSC
Author: Amaral, Guilherme Becker dos Santos
Abstract: É perceptível que a educação física escolar pode ser um potente precursor para auxiliar e aumentar o envolvimento de jovens na prática esportiva à longo prazo na vida adulta. Desse modo, o seguinte estudo tem como objetivo, compreender a trajetória esportiva de atletas de goalball da ACESA Para tanto, a opção metodológica foi pela pesquisa descritiva, de natureza qualitativa. Para a coleta dos dados foram investigados 4 atletas da Associação Catarinense de Esportes Adaptados (ACESA), praticantes de goalball. Para isso, realizou-se 4 entrevistas semiestruturadas, presencialmente e de forma individual com cada atleta. Foi utilizado um roteiro de entrevista, contendo 4 blocos de perguntas, as quais buscaram identificar os temas: 1. Aproximação com o esporte; 2. O ambiente escolar e a disciplina de educação física; 3. Formação esportiva (Goalball); 4. Experiência esportiva. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. De acordo com os achados da pesquisa, foi possível identificar que os benefícios e os desafios para a prática esportiva, de acordo com os atletas entrevistados, é relativo para cada um. Aspectos como apoio social, apoio financeiro, e acesso ao esporte no contexto escolar foram apontados como razões para a prática, e a sua falta, como desafios. Os atletas apontam ainda que o esporte lhes possibilitou conhecer outros lugares, além de um melhor reconhecimento de si e de sua vida, de forma a melhorar a sua qualidade de vida. Ainda, questões relacionadas à própria condição da deficiência se apresentaram enquanto desafios para o acesso e permanência ao esporte. No que diz respeito à educação física escolar os atletas apontam as opressões sofridas pelos colegas, além de salientar a necessidade de se ter um ambiente propício para a prática nas escolas. Com isso, concluímos que é importante frisar o valor que a família tem nesse processo. Atletas e profissionais presentes nesse meio, levar ao conhecimento da família a importância do apoio dos mesmos com o atleta. O suporte financeiro pode afetar de forma positiva e/ou negativa a prática esportiva dos atletas com deficiência, tendo em vista que, quando presente aos atletas os motiva a iniciar e permanecer no meio esportivo, enquanto a falta do mesmo aponta-se como um dificultador para a prática. Destaque também para os professores de educação física e treinadores, na qual os mesmos possuem a capacidade de influenciar positivamente e/ou negativamente a trajetória esportiva dos atletas. Os benefícios oportunizados pela prática esportiva favorecem para além da carreira no esporte dos atletas com deficiência. Com relação às questões relacionadas à deficiência, o meio familiar e pessoas que obtêm contato com pessoas com deficiência devem estar atentos e discutir, prezando o respeito e a compreensão das dificuldades do mesmo. Por fim, é necessária a discussão nas aulas de educação física escolar, para com as possibilidades de cada um, a inclusão, o respeito, construindo cidadãos conscientes e despidos de preconceitos.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248779
Date: 2023-07-05


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