Análise comparativa de dimensionamento de estruturas de contenção do tipo terra armada, solo envelopado e Terramesh verde® - estudo de caso

DSpace Repository

A- A A+

Análise comparativa de dimensionamento de estruturas de contenção do tipo terra armada, solo envelopado e Terramesh verde® - estudo de caso

Show full item record

Title: Análise comparativa de dimensionamento de estruturas de contenção do tipo terra armada, solo envelopado e Terramesh verde® - estudo de caso
Author: Baldessar, Leticia Luciano
Abstract: A implantação de projetos rodoviários e ferroviários em trecho de meia encosta com taludes acentuados, requer, em alguns casos, o corte de uma parte do perfil original e a construção de estruturas de contenção para conformar a pista e garantir a estabilidade dos aterros. Existem vários tipos de estruturas de contenção de solo, cada uma com suas particularidades e indicada para um tipo específico de problema. Estruturas do tipo terra armada e solo envelopado possuem formas construtivas similares, sendo compostas por um material de reforço e um solo de aterro. Já a contenção do tipo Terramesh® verde conquistou espaço nos últimos anos pelo fato de contar com uma face que permite que seja feito o plantio de gramíneas, deixando o ambiente visualmente mais limpo. Este trabalho apresenta o dimensionamento de uma contenção que faz parte do projeto de implantação da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL) no estado da Bahia. Para a escolha da contenção, foi realizado um comparativo técnico entre as soluções em terra armada, solo envelopado e Terramesh® verde, com base na literatura disponível e utilizando softwares como o GeoStudio e o MacStars 2000 para verificação de estabilidades global, interna e externa. Por fim, é possível realizar a comparação entre eles e definir, do ponto de vista geotécnico, que a contenção que apresenta maior eficácia é a terra armada, devido a simplicidade e facilidade de execução, além de apresentar maiores fatores de segurança.The implementation of road and railway projects in a half-slope section with steep slopes requires, in some cases, the excavation of a portion of the original profile and the construction of retaining structures to shape the track and ensure the stability of the embankments. There are several types of soil retaining structures, each with its own characteristics and suitable specific types of problems. Earth-anchored structures and wrapped soil structures have similar construction forms, consisting of a reinforcement material and a fill soil. On the other hand, the Terramesh® green retaining system has gained popularity in recent years due to its face that allows the plating of grass, making the environment visually cleaner. This study presents the design of a retaining structure that is part of the implementation project of the WestEast Integration Railway (WEIR) in the state of Bahia, Brazil. To select the appropriate retaining system, a technical comparison was conducted among earth-anchored, wrapped soil, and Terramesh® green solution, based on available literature and using softwares such as GeoStudio and MacStars 2000 for global, internal and external stability verification. Ultimately, a geotechnical perspective concludes that the earthanchored retainig system is the most effective due to its simplicity and ease of execution, as well as higher safety factors.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Civil de Infraestrutura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248327
Date: 2023-06-23


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_Leticia L Baldessar.pdf 3.394Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar