TRAINING DESIGN STUDENTS TO BUILD A BETTER FUTURE

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

TRAINING DESIGN STUDENTS TO BUILD A BETTER FUTURE

Mostrar registro simples

dc.creator Gallindo, Viviane Magalhães
dc.creator Silva, Arlindo
dc.creator Abinaya, N
dc.date 2022-03-31
dc.date.accessioned 2023-05-29T21:31:50Z
dc.date.available 2023-05-29T21:31:50Z
dc.identifier https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/5232
dc.identifier 10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n2.83-94
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/246696
dc.description Até o momento, durante a evolução humana, nós (humanos) temos ido contra a natureza em vez de nos adaptar e evoluir com ela e, neste aspecto, o surto de Covid-19 tem sido uma experiência humi- lhante. Muitas das chamadas soluções são concebidas sem considerar ou avaliar as consequências negativas que todos enfrentamos hoje e que vão piorar com o tempo se não forem feitas alterações. Afirmamos que os designers têm a responsabilidade de intensificar a evolução humana como nosso papel neste reino material (Margolin, 2002). Para isso, propomos o conceito de um jogo de simulação (Second Planet) que visa moldar as ações dos alunos de design em direção a soluções que irão melhorar a evolução humana. Como uma simulação, os alunos seriam capazes de prototipar, testar e implementar suas soluções no Segundo Planeta, onde as consequências de suas soluções poderiam ser analisadas a partir de dimensões sociais, ambientais e éticas sem causar danos no mundo real. Uma ferramenta para promover uma mudança de comportamento do aluno face à implementação da responsabilidade social no Design. en-US
dc.description Até o momento, durante a evolução humana, nós (humanos) temos ido contra a natureza em vez de nos adaptar e evoluir com ela e, neste aspecto, o surto de Covid-19 tem sido uma experiência humi- lhante. Muitas das chamadas soluções são concebidas sem considerar ou avaliar as consequências negativas que todos enfrentamos hoje e que vão piorar com o tempo se não forem feitas alterações. Afirmamos que os designers têm a responsabilidade de intensificar a evolução humana como nosso papel neste reino material (Margolin, 2002). Para isso, propomos o conceito de um jogo de simulação (Second Planet) que visa moldar as ações dos alunos de design em direção a soluções que irão melhorar a evolução humana. Como uma simulação, os alunos seriam capazes de prototipar, testar e implementar suas soluções no Segundo Planeta, onde as consequências de suas soluções poderiam ser analisadas a partir de dimensões sociais, ambientais e éticas sem causar danos no mundo real. Uma ferramenta para promover uma mudança de comportamento do aluno face à implementação da responsabilidade social no Design. pt-BR
dc.format application/pdf
dc.language eng
dc.publisher UFSC - Federal University of Santa Catarina pt-BR
dc.relation https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/5232/3977
dc.rights Copyright (c) 2022 Viviane Gallindo pt-BR
dc.source Mix Sustentável; Vol. 8 No. 2 (2022): Mix Sustentável (edição especial - SDS 2021); 83-94 en-US
dc.source MIX Sustentável; v. 8 n. 2 (2022): Mix Sustentável (edição especial - SDS 2021); 83-94 pt-BR
dc.source 2447-3073
dc.source 2447-0899
dc.subject Design no antropoceno en-US
dc.subject Design para um comportamento sustentável en-US
dc.subject Design para inovação social en-US
dc.subject Evolução humana en-US
dc.subject Design sistêmico en-US
dc.subject Preparando os futuros Designers para que projetem um mundo melhor en-US
dc.subject Design no antropoceno pt-BR
dc.subject Design para um comportamento sustentável pt-BR
dc.subject Design para inovação social pt-BR
dc.subject Evolução humana pt-BR
dc.subject Design sistêmico pt-BR
dc.title TRAINING DESIGN STUDENTS TO BUILD A BETTER FUTURE en-US
dc.title TREINAMENTO DE ESTUDANTES DE DESIGN PARA CONSTRUIR UM FUTURO MELHOR pt-BR
dc.type info:eu-repo/semantics/article
dc.type info:eu-repo/semantics/publishedVersion


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Mix Sustentável [625]
    Periódico Científico Interdisciplinar: Arquitetura e Urbanismo, Design e Engenharias

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar