Abstract:
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O presente trabalho propõe uma reflexão sobre como a comunicação pública pode
favorecer o desenvolvimento da cidadania e, concomitante, a participação social e
política dos cidadãos e sua vinculação com o trabalho dos(as) assistentes sociais.
Parte-se da premissa de que a socialização do conhecimento contribui para fortalecer
a participação social e política, qualificando o exercício da cidadania em nosso país.
Para tanto, aborda o histórico da constituição da cidadania brasileira, localiza a
comunicação pública como um direito e problematiza a atuação dos(as) assistentes
sociais vinculadas à dimensão socioeducativa e sua relação transversal com a
comunicação pública. Os procedimentos metodológicos utilizados consistem em
revisão bibliográfica, por meio de uma análise exploratória dos acúmulos de
produções teóricas visando a construção de uma reflexão e compreensão dos Direitos
e o exercício da cidadania. As considerações finais apontam para a necessidade de
uma constante reflexão sobre a cidadania em vista de sua concretização,
principalmente por se tratar de um processo histórico, dinâmico e em constante
evolução. Nesse contexto, destaca-se a relação potente estabelecida entre o trabalho
dos(as) assistentes sociais e a comunicação pública, considerando a dimensão
socioeducativa no exercício profissional. |