Educação para a Sustentabilidade por meio da Parceria entre o Instituto Caranguejo de Educação Ambiental e o PPGDesign/Univille

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Educação para a Sustentabilidade por meio da Parceria entre o Instituto Caranguejo de Educação Ambiental e o PPGDesign/Univille

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Everling, Marli T.
dc.contributor.author Xavier, José F. P.
dc.contributor.author Xavier, Viviane C. M.
dc.contributor.author Silva, Lucas Ferreira da
dc.contributor.author Rutes, Luana
dc.date.accessioned 2023-03-10T16:28:14Z
dc.date.available 2023-03-10T16:28:14Z
dc.date.issued 2022-08-24
dc.identifier.issn 2596-237X
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245026
dc.description.abstract O artigo relata ações de pesquisa técnico-científica realizadas em parceria entre o Instituto Caranguejo de Educação Ambiental e o projeto Ethos – Design e Relações de Uso associado ao Programa de PósGraduação em Design da Universidade da Região de Joinville, especialmente atividades associadas ao jogo Route Raiders e à Metodologia Design para Poéticas Ambientais. A parceria tem duas frentes: a primeira é dirigida para a capacitação de bolsistas e estudantes da Univille para atuar com o desenvolvimento de jogos, personagens e educação ambiental. A segunda visa o desenvolvimento de produtos e serviços dirigidos para a educação ambiental. O objetivo do relato é apresentar o desenvolvimento de ações e resultados com ênfase na metodologia Design para Poéticas Ambientais desenvolvidas pelas organizações parceiras, bem como atividades relacionadas ao jogo Route Raiders. Design para Poéticas Ambientais também é a metodologia usada para as atividades relatadas. Os resultados abrangem a capacitação de pessoas para o design e a educação ambiental e a participação no desenvolvimento de produtos e serviços para uma organização social. pt_BR
dc.description.abstract The article reports research actions carried out in partnership between the Instituto Caranguejo de Educação Ambiental and the Ethos project – Design and User Relations maintained by Univille's Design Graduate Program; The actions are focused on Route Raiders game and Design para poéticas ambientais process. The partnership has two fronts: the first is aimed at training Univille scholarship holders and students who work with the development of games, characters and environmental education. The second point is related to the development of products and services aimed at environmental education. The objective of the report is to present the development of actions and results with an emphasis on the Design para Poéticas Ambientais process developed by partner organizations, as well as activities related to the Route Raiders game. Design para Poéticas Ambientais is also the methodology used for the activities reported. The results include the training of people for design and environmental education and participation in the development of products and services for a social organization. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC pt_BR
dc.subject Design e relações de uso; pt_BR
dc.subject Design de produtos e serviços; pt_BR
dc.subject Educação Ambiental. pt_BR
dc.subject Design and usage relations; Product and service design; Environmental Education pt_BR
dc.title Educação para a Sustentabilidade por meio da Parceria entre o Instituto Caranguejo de Educação Ambiental e o PPGDesign/Univille pt_BR
dc.title.alternative Education for Sustainability through the Partnership between Instituto Caranguejo de Educação Ambiental and PPGDesign/Univille pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Vol. 3 294 - 304.pdf 3.870Mb PDF Visualizar/Abrir Artigo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar