A Utilização de Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) para mapeamento de campus universitário – Estudo de caso no Campus Reitor David Ferreira Lima da UFSC

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A Utilização de Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) para mapeamento de campus universitário – Estudo de caso no Campus Reitor David Ferreira Lima da UFSC

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Title: A Utilização de Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) para mapeamento de campus universitário – Estudo de caso no Campus Reitor David Ferreira Lima da UFSC
Author: Pereira, Elison Rodrigues
Abstract: Em campus universitário é recorrente a falta de redes geodésicas e bases cartográficas confiáveis para realizar gerenciamentos relativos às infraestruturas e construções em geral, o que acaba se tornando um grande problema para realizar o gerenciamento destas áreas complexas. Neste sentido o presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo realizar mapeamento por veículo aéreo não tripulado (VANT) da área do Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de forma a atualizar as informações cartográficas do Campus e auxiliar no gerenciamento do mesmo. Para tanto foi realizado levantamento topográfico para levantar pontos notáveis da rede geodésica existente através de levantamento por intersecção via estação total e Orbital Global Navigation Satelite Systeem (GNSS) para integrar pontos novos e relocar pontos antigos da rede. Após o levantamento dos pontos de checagem e controle foi realizado levantamento via VANT e assim foram realizados processamentos que permitiram a geração de produtos cartográficos que, ao final, tiveram suas qualidades avaliadas em relação ao Padrão de Exatidão Cartográfica (PEC) definido no Decreto 89.817/1984 de à ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA CONTROLE DE QUALIDADE DE DADOS GEOESPACIAI (ET-CQDG), aos quais foram enquadrados no Padrão Classe A planimétrico para a escala 1:1000 e Padrão Classe A altimétrico para a escala 1:5000.On university campuses, the lack of geodetic networks and reliable cartographic bases to manage infrastructure and buildings in general is recurrent, which ends up becoming a major problem in managing these complex areas. In this sense, the present work of conclusion of course aims to carry out mapping by unmanned aerial vehicle (UAV) of the area of the University Campus Rector João David Ferreira Lima of the Federal University of Santa Catarina (UFSC) in order to update the cartographic information of the Campus and help manage it. To this end, a topographic survey was carried out to raise notable points of the existing geodetic network through intersection survey via total station and Orbital Global Navigation Satellite System (GNSS) to integrate new points and relocate old points of the network. After surveying the checkpoints and control, a survey was carried out via UAV and thus processing was carried out that allowed the generation of cartographic products that, in the end, had their qualities evaluated in relation to the Cartographic Accuracy Standard (PEC) defined in Decree 89.817/ 1984 from to the TECHNICAL SPECIFICATION FOR QUALITY CONTROL OF GEOSPATIAL DATA (ET-CQDG ), which were framed in the Planimetric Class A Standard for the 1:1000 scale and Altimetric Class A Standard for the 1:5000 scale.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Civil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244881
Date: 2023-03-02


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