ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS: uma matemática para ensinar (1980-1995)

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ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS: uma matemática para ensinar (1980-1995)

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Título: ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS: uma matemática para ensinar (1980-1995)
Autor: Moraes Junior, Rogério Jacinto de
Resumo: Durante um certo período da história da educação matemática do Brasil, os cursos de licenciatura em matemática priorizaram na formação de professores os conteúdos específicos da matemática, acreditando que esses saberes seriam suficientes para a docência. Entretanto, as necessidades de articulação entre saberes advindos do campo disciplinar e aqueles das Ciências da Educação foram tomando o centro de grandes debates, principalmente, por especialistas das áreas da matemática e da pedagogia. Esta pesquisa tem por objetivo analisar os saberes organizados nos processos de formação de professor de matemática da UFAM, no período de 1980 a 1995, em uma perspectiva cultural e histórica. Esta pesquisa se justifica pela importância dos estudos sobre as mudanças no corpo de saberes profissionais que foram caracterizando a formação de professores no recorte de tempo em análise, principalmente, nas (trans)formações dos saberes adquiridos no campo das Ciências da Educação. Elencou-se como fonte de pesquisa as grades curriculares, as legislações vigentes, plano de curso, relatórios, registro de eventos, programas, ementas entre outros documentos. O tratamento dessas informações é norteado pelo seguinte problema de pesquisa: que mudanças ocorreram no saber profissional do professor de matemática que teve formação no curso de licenciatura da UFAM no período 1980 a 1995? Apoia-se em aporte teórico-metodológico que segue orientações de teóricos da História Cultural, por André Chervel, da cultura escolar, por Dominique Julia, na construção histórica do conhecimento, dada por Peter Burke e dos estudos do saber profissional docente, analisados em uma perspectiva histórica como a articulação entre o saber a ensinar e o saber para ensinar, por Borer, Hofstetter, Schneuwly e Valente. A análise dos dados aponta uma mobilização de inserção de elementos do campo das Ciências da Educação, mesmo de maneira tímida, no curso de licenciatura da UFAM, revelados principalmente sobre a rubrica Prática de Ensino de Matemática, que se encontra elementos da matemática para ensinar. Dessa forma, contribuindo para a construção de elementos do saber profissional do professor de matemática, oportunizando os processos para a produção de saberes. O que permite sustentar que o curso de Licenciatura em Matemática da UFAM, a princípio de cunho marcadamente disciplinar, orientado pelo campo matemático, seguiu um movimento contínuo de incorporação das Ciências da Educação na transformação de suas rubricas curriculares.
Descrição: Tese submetida à banca examinadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática como exigência para a obtenção do título de Doutor em Educação em Ciências e Matemática, sob orientação do Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente. Área de concentração: Educação em Ciências e Matemática Linha de Pesquisa: Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática.Manaus 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244617
Data: 2022


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