Uma matemática financeira para o ensino nas escolas alemãs de Antônio Carlos (SC)

DSpace Repository

A- A A+

Uma matemática financeira para o ensino nas escolas alemãs de Antônio Carlos (SC)

Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Francine Fragoso de Miranda
dc.contributor.author Souza, Jéssica Ignácio
dc.contributor.author Flores, Cláudia Regina
dc.date.accessioned 2023-02-17T14:53:36Z
dc.date.available 2023-02-17T14:53:36Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244552
dc.description.abstract Com a instalação de escolas alemãs no município de Antônio Carlos (SC), e dentre as proposições para um ensino da matemática, via-se a indicação de conteúdos que se voltavam para atividades cotidianas, notadamente aquelas ligadas ao comércio e a economia. Em face dos cadernos escolares do aluno José Junkes, datados de 1942, da Escola Isolada Egito, uma das escolas alemãs instaladas em Antônio Carlos, objetiva-se aqui analisar se e como tal discurso se constituía como um agente e efeito de uma educação financeira. Para este estudo, apoia-se em ferramentas teóricometodológicas a partir dos estudos de Michel Foucault. Por ora, observa-se que práticas financeiras e de comércio se apresentam na matemática escolar alemã voltando-se para a preparação para o trabalho comerciário, bem como para formar indivíduos que saibam economizar. Essas práticas, portanto, se configuram como efeito e agente para o discurso atual da educação financeira. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Escolas Alemãs pt_BR
dc.subject Educação Financeira pt_BR
dc.subject Cadernos Escolares pt_BR
dc.title Uma matemática financeira para o ensino nas escolas alemãs de Antônio Carlos (SC) pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Uma matemática ... de Antônio Carlos (SC).pdf 1.502Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar