Fontes de autoeficácia pedagógica de estudantes-treinadores: um estudo no curso de bacharelado em educação física

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Fontes de autoeficácia pedagógica de estudantes-treinadores: um estudo no curso de bacharelado em educação física

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Title: Fontes de autoeficácia pedagógica de estudantes-treinadores: um estudo no curso de bacharelado em educação física
Author: Kuhn, Filipy
Abstract: O objetivo do estudo foi analisar as fontes de autoeficácia pedagógica de estudantes-treinadores do curso de bacharelado em Educação Física. Considerou-se autoeficácia pedagógica como as crenças de treinadores referentes às habilidades que possuem e, aos comportamentos que utilizam para executar com sucesso as tarefas pedagógicas de ensino e aprendizagem esportiva. O estudo fundamentou-se no paradigma de pesquisa interpretativo-construtivista-hermenêutico, que sustenta-se em termos metodológicos na teoria dos significados dos textos, bem como enfatiza um processo rigoroso mediante a leitura e a interpretação de textos, da análise de áudios, figuras e entrevistas transcritas, a fim de alcançar um entendimento significativo e profundo dos significados dos dados. A abordagem qualitativa-interpretativa-hermenêutica considera que os pesquisadores envolvidos trazem consigo experiências subjetivas à análise e à interpretação dos dados. Compreende-se que o fenômeno estudado e a busca pelo conhecimento partiram de um processo subjetivo e interpretativo, que foi mediado por meio das crenças dos pesquisadores e pelos estudantes-treinadores. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas e do rapport timeline, aplicados a 3 estudantes-treinadores matriculados na última fase de um curso de bacharelado em Educação Física de uma universidade pública no Estado de Santa Catarina, Brasil. Na análise dos casos múltiplos utilizou-se a técnica de análise temática reflexiva que envolveu seis etapas, a saber: a) familiarização com os dados; b) codificação inicial; c) identificação de temas emergentes; d) revisão e desenvolvimento dos temas; e) definição e nomeação dos temas; e f) produção do relatório. As evidências revelaram que os estudantes-treinadores valorizam as experiências de aprendizagem e de desenvolvimento da autoeficácia pedagógica que ocorreram principalmente ao longo do curso de bacharelado em Educação Física, especificadamente nas disciplinas curriculares, nos projetos de extensão, nos estágios curriculares supervisionados e nos eventos. Identificou-se, também, que as experiências prévias esportivas, obtidas durante o período da infância e da adolescência, transmitiram e viabilizaram segurança, principalmente durante os primeiros contatos com o ensino dos esportes. As experiências na função de treinador que aconteceram fora do âmbito universitário foram mencionadas como importante situação de aprendizagem para o desenvolvimento da autoeficácia pedagógica. As fontes de autoeficácia pedagógica destacadas foram: as experiências de prática pedagógica na qual os estudantes-treinadores exerceram a função de treinador, as oportunidades de observação, de feedback e de reflexão de situações vivenciadas. Conclui-se que a formação inicial universitária pode ser considerada como uma importante situação de aprendizagem e de desenvolvimento da autoeficácia pedagógica, em conjunto com as experiências prévias esportivas e com as experiências de prática pedagógica na função de treinador. Entretanto, identificou-se que depende do nível de envolvimento do estudante-treinador na busca do conhecimento dentro da universidade, ou seja, para aqueles que querem aprender a ser um treinador, o curso de bacharelado em Educação Física pode formar profissionais autoeficazes para atuar como treinadores esportivos. Assim, entende-se que a autoeficácia pedagógica foi desenvolvida por meio da relação de experiências significativas que ocorreram antes, durante e fora do âmbito universitário.Abstract: In this study the aim was analyzing the college students? coaching efficacy development sources of a physical education bachelor course. It was considered coaching efficacy the beliefs over coaches? skills and their behavior used to execute with success the pedagogical tasks of sports teaching and learning. This study was based on the interpretive-constructivist-hermeneutic research paradigm, that is based in methodological terms, in accordance to the dialectical hermeneutics? text meaning theory, as well as emphasizes a strict methodological research approach through the reading and paper interpretation, audio analysis, pictures and transcript interview, in order to achieve a meaningful and deep understanding of the data?s significance. The research paradigm interpretive-constructivist-hermeneutic approach considers the researchers engaged in bringing experiences subjective to the analysis and data interpretation. It is understandable that studied phenomenon and seeking knowledge has begun from subjective and interpretative process, that was mediated through the researcher?s beliefs and by the college students. The data was obtained by means of semi-structured interviews and rapport timeline, applied to three college students enrolled in the last grade of a physical education bachelor course of a public university from Santa Catarina?s State, south of Brazil. In the multiple cases analyses, the reflexive thematic analysis technique was used that involved six steps or phases, namely: a) familiarizing yourself with your data; b) generating initial codes; c) searching for themes; d) reviewing themes; e) defining and naming themes; f) producing the report. The evidences have shown that the college students appreciated the learning and development experiences coaching efficacy that took place mainly during the physical education bachelor course, specifically in the curriculum subjects, extension projects, curricular internship and sporting events. It was also found that the sports previous experiences, which had happened during the childhood and teenage years, provided some confidence, mostly in the first pedagogical sports? experiences. Besides that, the pedagogical experiences as a coach that occurred out of university environment were quoted as an important situation of learning to develop coaching efficacy. The sources of coaching efficacy highlighted were: practical experiences as a sports? coach, especially those that happened during the curriculum subjects, extension projects and curricular internship. Furthermore, the opportunities of observation, feedback and past-experience reflection. In sum, it can be concluded that the physical education bachelor course of a public university can be as an important and fundamental learning situation and coaching efficacy development, along with sports? previous experiences and the pedagogical experiences as a coach. However, it was identified that everything depends on the college student's extent of engagement in the search for the knowledge inside of the university, in other words, for those that want to learn how to be a sport?s coach, the physical education bachelor course can graduate professionals self-efficacy to work in the sports field. In conclusion, it is understood that coaching efficacy was built through relation between significant experiences that have happened, outside and inside of university context.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243728
Date: 2022


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