dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Jaison José, Bassani |
|
dc.contributor.author |
Luz, Pedro Henrique Monticelli da |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-28T14:34:09Z |
|
dc.date.available |
2022-12-28T14:34:09Z |
|
dc.date.issued |
2022-12-15 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243700 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No ano de 2020 nos deparamos com a pandemia COVID-19, e com isso diversas mudanças ocorreram na vida das pessoas. Por consequência, o curso de Educação Física da Universidade
Federal de Santa Catarina (UFSC) teve que se adaptar a uma nova forma de ensino, o ensino
emergencial remoto. Nessa direção, o presente trabalho objetiva compreender a percepção de
discentes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFSC sobre os impactos do estágio
curricular obrigatório nas modalidades de ensino presencial e remoto antes e durante a
pandemia de Covid-19 na formação docente. Para tal, foi realizada uma investigação de
abordagem qualitativa, mediante entrevista semiestruturada com grupo focal composto por
quatro estagiários do curso de Educação Física UFSC que fizeram o estágio I no modelo
presencial e o estágio II no ensino remoto. Os dados analisados apontam para: a) O estágio
presencial foi muito mais relevante e importante que o estágio no ensino remoto para os
entrevistados, tendo em vista o aprofundamento, inserção no chão da escola e a formação como
professor; b) as Tecnologias de Informação e comunicação foram fundamentais para a
continuidade do ensino em todos os âmbitos educacionais do país, mas que não houve
preparação suficientes das unidades de ensino e de seus colaboradores, bem como dos
estagiários e os alunos, podendo gerar evasão escolar e atraso na aprendizagem. |
pt_BR |
dc.format.extent |
79 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Educação Física |
pt_BR |
dc.subject |
formação inicial |
pt_BR |
dc.subject |
estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
ensino remoto emergencial |
pt_BR |
dc.subject |
pandemia COVID-19 |
pt_BR |
dc.title |
Percepção de estudantes sobre o estágio curricular de licenciatura em Educação Física antes e durante a pandemia de Covid-19: desafios e diferenças na formação docente |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |