Abstract:
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No ano de 2020 nos deparamos com a pandemia COVID-19, e com isso diversas mudanças ocorreram na vida das pessoas. Por consequência, o curso de Educação Física da Universidade
Federal de Santa Catarina (UFSC) teve que se adaptar a uma nova forma de ensino, o ensino
emergencial remoto. Nessa direção, o presente trabalho objetiva compreender a percepção de
discentes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFSC sobre os impactos do estágio
curricular obrigatório nas modalidades de ensino presencial e remoto antes e durante a
pandemia de Covid-19 na formação docente. Para tal, foi realizada uma investigação de
abordagem qualitativa, mediante entrevista semiestruturada com grupo focal composto por
quatro estagiários do curso de Educação Física UFSC que fizeram o estágio I no modelo
presencial e o estágio II no ensino remoto. Os dados analisados apontam para: a) O estágio
presencial foi muito mais relevante e importante que o estágio no ensino remoto para os
entrevistados, tendo em vista o aprofundamento, inserção no chão da escola e a formação como
professor; b) as Tecnologias de Informação e comunicação foram fundamentais para a
continuidade do ensino em todos os âmbitos educacionais do país, mas que não houve
preparação suficientes das unidades de ensino e de seus colaboradores, bem como dos
estagiários e os alunos, podendo gerar evasão escolar e atraso na aprendizagem. |