Percepção de pais ou responsáveis sobre a Educação Física Escolar e suas relações com o Desenvolvimento Motor de seus filhos durante a Segunda Infância

DSpace Repository

A- A A+

Percepção de pais ou responsáveis sobre a Educação Física Escolar e suas relações com o Desenvolvimento Motor de seus filhos durante a Segunda Infância

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Ribas, Michele Caroline de Souza
dc.contributor.author Fogaça, Camila Bressan
dc.date.accessioned 2022-12-27T03:33:29Z
dc.date.available 2022-12-27T03:33:29Z
dc.date.issued 2022-12-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243628
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. pt_BR
dc.description.abstract As elaborações acerca da Educação Física Escolar e do Desenvolvimento Motor Humano vem sendo discutidas há anos. A importância dos pais e/ou responsáveis no processo educacional dos filhos também se tornou parte dos debates. No entanto, aquilo que eles propriamente percebem tem se mostrado pouco elaborado. Deste modo, o presente estudo objetiva analisar a percepção de pais e responsáveis sobre a educação física escolar e suas relações com o desenvolvimento motor de seus filhos, matriculados em uma unidade de Florianópolis-SC, durante a segunda infância. A fonte de dados foi desenvolvida a partir de uma entrevista semiestruturada com dez pais e/ou responsáveis, com filhos matriculados no Ensino Fundamental - Anos iniciais e com idade entre 6 e 10 anos, que primeiro aceitaram o convite e entregaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado. Os dados coletados foram analisados mediante o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2016), no qual categorias foram criadas baseadas nos objetivos do trabalho. Ao final de todo o processo foi possível constatar que os entendimentos das mães acerca do que é o Desenvolvimento Motor e os papéis da Educação Física na escola tem determinada ligação com a realidade teórica proposta nos documentos e pela ciência. Além disso, elas fizeram algum tipo de vínculo entre as aulas de Educação Física que seus filhos têm na escola e o seu desenvolvimento motor. Por fim, as mães entrevistadas não aparentam ter críticas às propostas ofertadas nas aulas, uma vez que, em sua maioria, não apontam lacunas pt_BR
dc.format.extent 92 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Educação Física Escolar pt_BR
dc.subject Desenvolvimento Motor pt_BR
dc.subject Percepção de pais ou responsáveis pt_BR
dc.title Percepção de pais ou responsáveis sobre a Educação Física Escolar e suas relações com o Desenvolvimento Motor de seus filhos durante a Segunda Infância pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
FOGAÇA, Camila ... conclusão de curso (1).pdf 1.207Mb PDF View/Open PDF/A

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar