dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ribas, Michele Caroline de Souza |
|
dc.contributor.author |
Fogaça, Camila Bressan |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-27T03:33:29Z |
|
dc.date.available |
2022-12-27T03:33:29Z |
|
dc.date.issued |
2022-12-20 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243628 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As elaborações acerca da Educação Física Escolar e do Desenvolvimento Motor Humano vem sendo discutidas há anos. A importância dos pais e/ou responsáveis no processo educacional dos filhos também se tornou parte dos debates. No entanto, aquilo que eles propriamente percebem tem se mostrado pouco elaborado. Deste modo, o presente estudo objetiva analisar a percepção de pais e responsáveis sobre a educação física escolar e suas relações com o desenvolvimento motor de seus filhos, matriculados em uma unidade de Florianópolis-SC, durante a segunda infância. A fonte de dados foi desenvolvida a partir de uma entrevista semiestruturada com dez pais e/ou responsáveis, com filhos matriculados no Ensino Fundamental - Anos iniciais e com idade entre 6 e 10 anos, que primeiro aceitaram o convite e entregaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado. Os dados coletados foram analisados mediante o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2016), no qual categorias foram criadas baseadas nos objetivos do trabalho. Ao final de todo o processo foi possível constatar que os entendimentos das mães acerca do que é o Desenvolvimento Motor e os papéis da Educação Física na escola tem determinada ligação com a realidade teórica proposta nos documentos e pela ciência. Além disso, elas fizeram algum tipo de vínculo entre as aulas de Educação Física que seus filhos têm na escola e o seu desenvolvimento motor. Por fim, as mães entrevistadas não aparentam ter críticas às propostas ofertadas nas aulas, uma vez que, em sua maioria, não apontam lacunas |
pt_BR |
dc.format.extent |
92 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Educação Física Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento Motor |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção de pais ou responsáveis |
pt_BR |
dc.title |
Percepção de pais ou responsáveis sobre a Educação Física Escolar e suas relações com o Desenvolvimento Motor de seus filhos durante a Segunda Infância |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |