Abstract:
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As elaborações acerca da Educação Física Escolar e do Desenvolvimento Motor Humano vem sendo discutidas há anos. A importância dos pais e/ou responsáveis no processo educacional dos filhos também se tornou parte dos debates. No entanto, aquilo que eles propriamente percebem tem se mostrado pouco elaborado. Deste modo, o presente estudo objetiva analisar a percepção de pais e responsáveis sobre a educação física escolar e suas relações com o desenvolvimento motor de seus filhos, matriculados em uma unidade de Florianópolis-SC, durante a segunda infância. A fonte de dados foi desenvolvida a partir de uma entrevista semiestruturada com dez pais e/ou responsáveis, com filhos matriculados no Ensino Fundamental - Anos iniciais e com idade entre 6 e 10 anos, que primeiro aceitaram o convite e entregaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado. Os dados coletados foram analisados mediante o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2016), no qual categorias foram criadas baseadas nos objetivos do trabalho. Ao final de todo o processo foi possível constatar que os entendimentos das mães acerca do que é o Desenvolvimento Motor e os papéis da Educação Física na escola tem determinada ligação com a realidade teórica proposta nos documentos e pela ciência. Além disso, elas fizeram algum tipo de vínculo entre as aulas de Educação Física que seus filhos têm na escola e o seu desenvolvimento motor. Por fim, as mães entrevistadas não aparentam ter críticas às propostas ofertadas nas aulas, uma vez que, em sua maioria, não apontam lacunas |