Abstract:
|
As redes sociais possuem grande influência na vida da população, ainda mais no século XXI.
De modo geral, ainda é nova a maneira como profissões estão sendo estabelecidas, como o
caso dos profissionais contábeis no mundo tecnológico. As mídias sociais e plataformas de
vídeos são partes relevantes desse mundo, assim, o presente estudo tem como objetivo
verificar se existem explicações de como os profissionais contábeis alcançam sucesso em seus
canais no Youtube. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa, por utilizar o método da
análise qualitativa comparativa (QCA) em sua versão crisp (csQCA). São explorados fatores
presentes e ausentes nos vídeos mais assistidos desses canais de Youtube. Para isso, três
categorias foram estabelecidas: aspecto técnico, de conteúdo e comercial que servem para
medir a existência e intensidade de correlação entre as categorias existentes por meio de
equações geradas pelo csQCA. Os resultados da pesquisa indicam que não houve uma relação
direta das categorias propostas com os canais com mais e menos inscritos, pois as
distribuições de canais ocorrem de forma aleatória entre as equações. Ainda são pouco
exploradas as novas formas do contador se relacionar com a contabilidade, e o presente
trabalho se encaixa nesse contexto contribuindo para futuros trabalhos que tratem da relação
entre contabilidade e internet. |