Análise geomecânica de um solo residual de gnaisse visando sua aplicação em pavimentação

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Análise geomecânica de um solo residual de gnaisse visando sua aplicação em pavimentação

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Title: Análise geomecânica de um solo residual de gnaisse visando sua aplicação em pavimentação
Author: Oliveira, Larissa Xavier de
Abstract: Contrastando com o método empírico de dimensionamento de pavimentos instituído pelo DNER em 1981, que utiliza os resultados do ensaio de CBR, foi criado o Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa), que se trata de um método mecanístico-empírico baseado nos valores de módulo de resiliência e deformação permanente para estabelecer um processo de dimensionamento pautado no cálculo do estado de tensões e deformações da estrutura. A partir dessas considerações, foram realizados os ensaios pertinentes aos dois métodos para propor pavimentos segundo cada um deles, considerando o solo estudado neste trabalho como camada de subleito e obtendo os parâmetros das demais camadas através da base de dados do software MeDiNa. Comparando as duas estruturas propostas, observou-se que o método mecanístico-empírico proporcionou uma estrutura mais espessa e robusta, obtendo menores valores para o trincamento por fadiga do revestimento asfáltico e para o afundamento de trilha de roda. Analisando o comportamento geomecânico do solo da região de Joinville/SC e as análises acerca do pavimento, constatou-se que se trata de um material adequado para camada de subleito segundo os parâmetros estabelecidos pelo DNIT referentes ao CBR. O comportamento em relação à deformação permanente apresentou acomodamento plástico, considerando as tensões utilizadas nos ensaios, e o comportamento resiliente é pautado por elevado grau de resiliência.Contrasting with empiric pavement dimensioning created by DNER in 1981, which uses results of CBR tests, the National Dimensioning Method (MeDiNa) was created, which consists in an empirical mechanistic based on modulus of resilience values e permanent deformation to set a dimensioning process guided on stress state calculation and structure deformations. From those considerations, were performed the relevant tests to both methods to purpose structure pavements according to each one, considering the soil as a subgrade and obtaining the parameters of other layers from MeDiNa data base. Comparing the two structures, this analysis carried out that the mechanistic-empirical method provided thicker and robust structure, obtaining lower values to fatigue cracking of asphaltic coating and permanent deformation. Analysing the geomechanical behavior of Joinville/SC soil and the analysis about the pavement, it was verified that is a suitable to be used as a subgrade considering DNIT reffering parameters to CBR. The soil introduced shakedown on permanent deformation tests, considering the tensions used in the tests, and resilient behavior is guided by a high degree of resilience.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Civil de Infraestrutura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243346
Date: 2022-12-15


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