dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rohde, Luciana |
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dc.contributor.author |
Santos, Thiago Ferreira dos |
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dc.date.accessioned |
2022-12-20T13:59:50Z |
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dc.date.available |
2022-12-20T13:59:50Z |
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dc.date.issued |
2022-12-07 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243170 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O sistema rodoviário nacional faz parte da infraestrutura fundamental para o desenvolvimento
de um país. Por conta da deterioração precoce dos pavimentos asfálticos e o exacerbado
crescimento da frota rodoviária nacional, foram desenvolvidos métodos mecanísticosempíricos a fim de proteger e preservar as estruturas dos pavimentos dimensionados.
Considerando o cenário supracitado, este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo
comparativo entre o método do DNER com a nova metodologia mecanística-empírica do
método MeDiNa. Inicialmente são apresentados os processos relacionados ao
dimensionamento pelo método empírico atualmente vigente. Por conseguinte, é realizada uma
abordagem detalhada do método MeDiNa, relacionando os conceitos fundamentais inerentes à
sua metodologia. Essa nova proposta de cálculo de dimensionamento de pavimentos asfálticos
busca substituir o atual método empírico - utilizado no projeto em avaliação - por um método
mecanístico-empírico. O objeto de estudo foi a proposta de contorno rodoviário para a BR-158
no município de Pato Branco-PR, onde dados de tráfego e materiais da estrutura do pavimento
foram utilizados para realizar os dimensionamentos com dados de CBR obtidos através do
método do DNER, e com o auxílio do método MeDiNa foi realizado uma análise da estrutura
proposta pelo método DNER, posteriormente sugerido outras estruturas dimensionadas pelo
método MeDiNa . Foram realizadas avaliações da estrutura referentes à área de trincas e ao
afundamento de trilha de roda, critérios de confiabilidade da metodologia mecanística-empírica.
Orçamentos das estruturas propostas por ambos os métodos foram realizados, com o intuito de
um comparativo financeiro, para a execução do pavimento em questão. Por fim evidenciou-se
que o método MeDiNa, quando comparado ao DNER, promove estruturas mais eficientes e
otimizadas, garantindo confiabilidade no período de projeto da via. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The national road system is part of the fundamental infrastructure for the development of the
country. Due to the early deterioration of asphalt pavements and the exacerbated growth of the
national road fleet, mechanistic-empirical methods were developed in order to protect and
preserve the structures of the dimensioned pavements. Considering the aforementioned
scenario, this work aims to develop a comparative study between the DNER method with the
new mechanistic-empirical methodology of the MeDiNa method. Initially, the processes related
to design by the empirical method currently in force are presented. Therefore, a detailed
approach to the MeDiNa method is carried out, relating the fundamental concepts inherent to
its methodology. This new proposal for calculating the sizing of asphalt pavements seeks to
replace the current empirical method - used in the project under evaluation - by a mechanisticempirical method. The object of study was the road contour proposal for the BR-158 in the
municipality of Pato Branco-PR, where traffic data and pavement structure materials were used
to carry out the design with CBR data obtained through the DNER method, and with the help
of the MeDiNa method, an analysis of the structure proposed by the DNER method was carried
out, later suggesting other structures dimensioned by the MeDiNa method. Evaluations of the
structure referring to the area of cracks and the sinking of the wheel track were carried out,
reliability criteria of the mechanistic-empirical methodology. Budgets of the structures
proposed by both methods were carried out, with the purpose of a financial comparison, for the
as of the pavement in question. Finally, as shown that the MeDiNa method, when compared to
the DNER, promotes more efficient and optimized structures, guaranteeing reliability in the
road design period. |
pt_BR |
dc.format.extent |
145 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Pavimentos flexíveis |
pt_BR |
dc.subject |
MeDiNa |
pt_BR |
dc.subject |
Método DNER |
pt_BR |
dc.title |
Comparações dos métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis: DNER (1981) e MEDINA |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |