Abstract:
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O presente trabalho teve como objetivo construir uma história acerca do Curso de Magistério, na cidade de Presidente Médici-RO, com um olhar específico sobre a formação para ensinar matemática nos primeiros anos da escolarização básica. Trata-se de uma pesquisa realizada no campo da História da Educação Matemática sob a abordagem metodológica da História Oral, buscando compreender a formação para o ensino de matemática a partir de narrativas de quem vivenciou esse processo. Para sua construção, foram realizadas entrevistas e mobilizados também outros instrumentos de coleta e análise de dados, tais como documentos escritos, cadernos escolares e fotografias. O recorte temporal (1981-2001) compreende o tempo em que a formação funcionou no município. No tocante à base teórica, embasamo-nos em Bloch (2001) e Le Goff (2003) para fundamentar a escrita da historiografia, Garnica (2004), Cury (2011) e Meihy e Holanda (2019) para a compreensão da história oral, e em Garnica e Souza (2012) para entender a História da Educação Matemática; para a história local, tom amos como base Lima (1993) e Moreira (2004). A metodologia adotada buscou responder a seguinte questão: de que maneira se constituíram historicamente as trajetórias do Curso de Magistério em Presidente Médici-RO, mais especificamente com relação à formação para ensinar matemática nos primeiros anos da escolarização básica? As narrativas expressam de forma contundente que os conhecimentos adquiridos durante o Curso de Magistério repercutiram/repercutem nas práticas docentes dos egressos, indicando, ainda, o impacto do curso em suas formações profissionais e pessoais. Além disso, revelam uma formação para ensinar matemática baseada na ludicidade e em materiais concretos. |