Da criação ao encerramento do curso de magistério em Presidente Médici - RO (1981-2001):: uma história da formação de professores para o ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização básica

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Da criação ao encerramento do curso de magistério em Presidente Médici - RO (1981-2001):: uma história da formação de professores para o ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização básica

Mostrar registro completo

Título: Da criação ao encerramento do curso de magistério em Presidente Médici - RO (1981-2001):: uma história da formação de professores para o ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização básica
Autor: Pedroso, Elianai Rodrigues Lima
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo construir uma história acerca do Curso de Magistério, na cidade de Presidente Médici-RO, com um olhar específico sobre a formação para ensinar matemática nos primeiros anos da escolarização básica. Trata-se de uma pesquisa realizada no campo da História da Educação Matemática sob a abordagem metodológica da História Oral, buscando compreender a formação para o ensino de matemática a partir de narrativas de quem vivenciou esse processo. Para sua construção, foram realizadas entrevistas e mobilizados também outros instrumentos de coleta e análise de dados, tais como documentos escritos, cadernos escolares e fotografias. O recorte temporal (1981-2001) compreende o tempo em que a formação funcionou no município. No tocante à base teórica, embasamo-nos em Bloch (2001) e Le Goff (2003) para fundamentar a escrita da historiografia, Garnica (2004), Cury (2011) e Meihy e Holanda (2019) para a compreensão da história oral, e em Garnica e Souza (2012) para entender a História da Educação Matemática; para a história local, tom amos como base Lima (1993) e Moreira (2004). A metodologia adotada buscou responder a seguinte questão: de que maneira se constituíram historicamente as trajetórias do Curso de Magistério em Presidente Médici-RO, mais especificamente com relação à formação para ensinar matemática nos primeiros anos da escolarização básica? As narrativas expressam de forma contundente que os conhecimentos adquiridos durante o Curso de Magistério repercutiram/repercutem nas práticas docentes dos egressos, indicando, ainda, o impacto do curso em suas formações profissionais e pessoais. Além disso, revelam uma formação para ensinar matemática baseada na ludicidade e em materiais concretos.
Descrição: P372c Pedroso, Elianai Rodrigues Lima. Da Criação ao encerramento do curso de magistério em Presidente MédiciRO (1981-2001):: uma história da formação de professores para o ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização básica / Elianai Rodrigues Lima Pedroso. -- Ji-Paraná, RO, 2022. 135 f. : il. Orientador(a): Prof. Dr. Marlos Gomes de Albuquerque Dissertação ((PPGEM)) - Fundação Universidade Federal de Rondônia 1.História da Educação Matemática. 2.Formação. 3.Professor Primário. 4.História Oral. I. Albuquerque, Marlos Gomes de. II. Título. CDU 51:37 Bibliotecário(a) Cristiane Marina Teixeira Girard CRB 11/897
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242504
Data: 2022


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Dissertacao_Elianai_Pedroso.pdf 4.361Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar