TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19
Mostrar registro completo
Título:
|
TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19 |
Autor:
|
FEITOSA, Juliana Biazze; BERG, Daniel; CARVALHO, Larissa Romão de; CONCEIÇÃO, Hellen Cristina de Castro; SAMPAIO, Eloy San Carlo Maximo
|
Resumo:
|
Desde sua origem, a educação pública possui um caráter utilitarista e nas décadas de 1980
e 1990, com o fortalecimento das pedagogias da nova escola, a negação do ensino e da
transmissão do conhecimento foi amplamente difundida no Brasil, impactando o trabalho
docente. A recuperação histórica evidenciou que o professor é mais um trabalhador submetido
à exploração do capital, sujeito ao adoecimento e ao cerceamento dos direitos trabalhistas.
Nosso objetivo nessa comunicação oral é o de analisar como o trabalho do professor do
ensino regular da educação pública é afetado no período de pandemia do COVID-19, a partir
do relato de experiência do projeto de extensão denominado Trabalho, COVID-19 e seus
desdobramentos: criando espaço de cuidado. A execução do projeto de extensão nos
possibilitou concluir que o trabalho docente se precarizou ainda mais em tempos de
pandemia, intensificando o sofrimento psíquico e a necessidade de atenção à saúde. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242328
|
Data:
|
2022-11-30 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo