Abstract:
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A formação continuada é um tema de bastante relevância na área educacional. Por meio dessa o docente tem a possibilidade
de desenvolver sua profissionalidade, buscando solucionar problemas cotidianos, lançando mão de informações adquiridas ou
daquelas, fruto da reflexão com seus pares sobre a prática pedagógica. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi avaliar as
possibilidades de uma pesquisa-ação na formação continuada em dança escolar com professores de Educação Física do
município de Bagé, RS. Participaram da pesquisa 26 professores da rede municipal. A proposta metodológica obedeceu às
distintas etapas da pesquisa-ação, contemplando a identificação das necessidades (etapa 1), o planejamento da ação (etapa 2),
a implementação da ação (etapa 3), a descrição e monitoramento da ação (etapa 4) e a avaliação dos resultados da ação (etapa
5). Os resultados da ação apontaram a apropriação do conhecimento por parte dos professores; maior motivação para a
prática docente na escola; troca efetiva entre os pares; a possibilidade de trabalhar dança na escola. O estudo revelou a
importância da formação continuada, permitindo a construção de novas aprendizagens, constatando-se mudanças nas
atitudes, saberes e práticas pedagógicas dos docentes. |