Avaliação de um processo de formação continuada em dança: a pesquisa-ação em foco

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação de um processo de formação continuada em dança: a pesquisa-ação em foco

Show full item record

Title: Avaliação de um processo de formação continuada em dança: a pesquisa-ação em foco
Author: Santos, Roberta Santos Azambuja dos; Afonso, Mariângela da Rosa; Piovani, Verônica Gabriela Silva; Ávila, Luciana Toaldo Gentilini
Abstract: A formação continuada é um tema de bastante relevância na área educacional. Por meio dessa o docente tem a possibilidade de desenvolver sua profissionalidade, buscando solucionar problemas cotidianos, lançando mão de informações adquiridas ou daquelas, fruto da reflexão com seus pares sobre a prática pedagógica. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi avaliar as possibilidades de uma pesquisa-ação na formação continuada em dança escolar com professores de Educação Física do município de Bagé, RS. Participaram da pesquisa 26 professores da rede municipal. A proposta metodológica obedeceu às distintas etapas da pesquisa-ação, contemplando a identificação das necessidades (etapa 1), o planejamento da ação (etapa 2), a implementação da ação (etapa 3), a descrição e monitoramento da ação (etapa 4) e a avaliação dos resultados da ação (etapa 5). Os resultados da ação apontaram a apropriação do conhecimento por parte dos professores; maior motivação para a prática docente na escola; troca efetiva entre os pares; a possibilidade de trabalhar dança na escola. O estudo revelou a importância da formação continuada, permitindo a construção de novas aprendizagens, constatando-se mudanças nas atitudes, saberes e práticas pedagógicas dos docentes.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241799
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View Description
15.pdf 315.6Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar