Integração curricular no ensino médio integrado: a experiência no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

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Integração curricular no ensino médio integrado: a experiência no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

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Title: Integração curricular no ensino médio integrado: a experiência no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Author: Miguel, Juliana Danielly de Rezende
Abstract: O objetivo geral deste estudo consistiu em analisar as evidências da integração curricular entre formação geral e formação profissional nos currículos dos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) à Educação Profissional ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), a partir de 2008. As polêmicas no campo educativo sobre a integração curricular têm lastro histórico, posto a relação orgânica entre as políticas educacionais e curriculares para a educação da juventude com as transformações no mundo do trabalho e as demandas do capital, e seu papel indutor sobre os currículos praticados nos cursos técnicos integrados de Nível Médio. Cabe salientar que o EMI, normatizado pelo Decreto Federal n. 5.154, de 23 de julho de 2004 (BRASIL, 2004a), incidiu sobre a Educação Básica, mais especificamente sobre as formas de articulação da Educação Profissional Técnica com o Ensino Médio, autorizando a integração curricular deste com a Educação Profissional. Sob amparo da técnica de análise de conteúdos (BARDIN,1977) e (LÜDKE; ANDRÉ, 1996) foram analisados, por um lado, o marco normativo relativo à articulação entre a Educação Profissional e o Ensino Médio e, por outro, os documentos institucionais em que a integração entre esses dois elementos ? formação profissional e formação geral básica ? foi delineada. Além disso, situamos o EMI no contexto das reformas educativas promovidas no Brasil, a partir de 2004, e sua vinculação com a reestruturação produtiva. Examinamos as indicações curriculares para organização da Educação Profissional Técnica de Nível Médio nos documentos reguladores da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; explicitamos o conceito de integração curricular, como fundamento para a análise das evidências de integração nos cursos de EMI do IFMS e, por fim, com foco na relação entre formação geral e formação profissional, analisamos os textos dos Projetos Pedagógicos de Curso e discursos de docentes do Ensino Médio Integrado do IFMS. Evidenciou-se que a integração curricular, no contexto do EMI/IFMS, por seu caráter polissêmico, é tratada tanto como princípio articulador (formação geral/ formação profissional; trabalho intelectual/ trabalho manual; teoria/ prática); finalidade formativa (formação humana/ formação politécnica x formação para mercado de trabalho/ formação pragmática, funcional ou racionalista); forma de organização do desenho curricular (articulada: concomitante, integrada e subsequente) ou como metodologia (interdisciplinaridade/ flexibilização/ contextualização). Em raríssimas exceções, é concebida a partir de sua natureza epistemológica e/ou detalhada em sua perspectiva didático-metodológica. Os textos e discursos docentes revelam que, em geral, o movimento de integração curricular observado no IFMS vincula-se a uma concepção de educação integral que enfatiza uma perspectiva mais pragmática, voltada à aplicabilidade do conhecimento na formação técnica, pois vinculam o desenvolvimento do conhecimento científico-tecnológico generalista a um fim prático. Nesta dinâmica, os resultados demonstraram a existência de um movimento da política curricular nacional para a juventude brasileira em direção à integração curricular. Entretanto, esse movimento desenvolve-se marcado por contradições. No Mato Grosso do Sul, mais especificamente no EMI/IFMS, existem evidências da defesa da integração curricular na perspectiva da formação humana integral, no entanto, o projeto político educacional em andamento apresenta maior incidência de práticas educativas fundamentadas na perspectiva da integração curricular de caráter instrumental.Abstract: The general objective of this study was to analyze evidences of curriculum integration of general and professional education in integrated high school curricula of high school programs integrated to professional education offered by the Federal Institute of the State of Mato Grosso do Sul (IFMS), Brazil, since 2008. Controversies in educational field about curriculum integration have historical coverage justified by the organic relation between education and curriculum policies for youth education affected by transformations in work environment and capital demands and its guiding role regarding curricula practiced in vocational programs integrated into high schools. It is important to highlight that Integrated High School (IHS), regulated by Federal Decree n. 5.154 from July 23rd, 2004 (BRASIL, 2004a), affected basic education, especially in the way that professional education was related to high school, allowing its curriculum integration with vocational education. We analyzed, on the one hand, through the content analyses technique based on Bardin (1977) and Lüdke and André (1996), the normative landmark regarding articulation between professional education and high school and, on the other hand, the institutional documents where the integrated elements are specified? professional, education and general basic formation. In addition, we placed IHS in the context of educational reforms promoted in Brazil from 2004 on and its relation to productive restructuring. We examined curriculum indicators for technical professional education in high school present on regulatory documents proposed by Technological and Scientific Professional Education Network; we highlighted the concept of curriculum integration as a base to analyze the evidences of integration in IHS programs from IFMS and, finally, with focus on the relation between general and professional formation, we analyzed texts from Program?s Pedagogical Projects and speeches of teachers from IHS of the Federal Institute of the State of Mato Grosso do Sul. It was demonstrated that curriculum integration in the context of IHS/IFMS, because of its polysemic character, is treated as an integrating principle (general formation/professional formation; intellectual labor/manual labor; theory/practice); as formative purpose (humanistic formation/polytechnic formation vs. formation aiming labor market/pragmatic, functional or rational formation); way to organize the curriculum design (articulated: concomitant, integrated and subsequent) or as methodology (interdisciplinarity/flexibilization/contextualization). It is rarely understood through its epistemological nature and/or detailed in its didactic-methodological perspective. Texts and speeches from teachers showed that, in general, the movement of curriculum integration observed in IFMS is linked to a conception of comprehensive education, which emphasizes a pragmatical perspective oriented to the applicability of knowledge in technical education, as they link the development of a generalist scientific-technological knowledge to a practical end. Considering this dynamic, results showed the existence of a movement of national curriculum policy for Brazilian youth towards curriculum integration. Nonetheless, this movement shows contradictions. In the state of Mato Grosso do Sul, especially in IHS/Federal Institute of the State of Mato Grosso do Sul, there are evidences in defense of curriculum integration based on a comprehensive humanistic formation. However, the educational political project in progress shows more occurrences of educational practices based on a curriculum integration with an instrumental approach.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240978
Date: 2022


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