Memória de si e a palavra outra: veredas figuradas em memoriais de pedagogos

DSpace Repository

A- A A+

Memória de si e a palavra outra: veredas figuradas em memoriais de pedagogos

Show full item record

Title: Memória de si e a palavra outra: veredas figuradas em memoriais de pedagogos
Author: Lyra, Gracielle Böing
Abstract: Esta tese investiga, na escrita memorialística de sujeitos em formação e, posteriormente, formados em Pedagogia, a memória figurada em imagens semântico-valoradas nas dimensões cognitiva (conhecimento), estética e ética do ato da docência, inscritas nas experiências da vida e da cultura desse público. Perscruta, nas narrativas, sentidos acerca da realidade e da (re)criação da memória de si, memória outra no ato da docência. O corpo de dados é a materialidade que impulsionou interpretações de cunho teórico pelo contraponto do discurso da memória. Os eventos discursivos que o integram são: uma primeira fração incide sobre a escrita memorialística de estudantes de Pedagogia de uma instituição de ensino superior de Santa Catarina, no ano 2018. Tal objeto de estudo se constitui em dispositivo para a interpretação de como acadêmicos expressam, mediante narrativa de trajetória escolar e da vida cotidiana, o ato de docência; a segunda fração incide sobre memoriais produzidos pelo mesmo público, com a mesma finalidade, porém na condição de formado(a)s em Pedagogia ? logo, em espaço e tempo distanciados do anterior (ano 2021). A orientação teórica e metodológica acolheu pressupostos da teoria do dialogismo de Mikhail Bakhtin e de seu Círculo. Com base nessa orientação, foram elencados conceitos como alicerce para reflexões e ponderações quanto ao objeto de pesquisa: dialogismo, cronotopia ? tempo, espaço e valor (centros de valor: eu-para-mim, eu-para-ooutro, outro-para-mim), exotopia, memória, compreensão, interpretação e consciência. Sentidos condensados nas narrativas (imagens da docência) foram apreendidos nessa trilha singular de existência, bem como a consciência de si, como profissional-professor, no que se figura como memória coletiva (social). A escuta responsivo-ativa aos enunciados permitiu compreender que eles/elas avaliam as atitudes de seus pais no tempo da infância, embebidas de valores sociais que passaram a atribuir à escola (voz social, oficial), à memória coletiva pela convivência familiar. Há também certa força discursiva manifestada na vida profissional: para a maioria, os primeiros professores tornaram-se referência no labor atual e decisivos na escolha da profissão. A visão da docência figura no embate com a imagem do outro (professores do ensino básico e universitário). A exteriorização do desejo de ser como o outro-docente, do lugar social que ocupa agora como profissional, não rompe com a imagem de si em espelho nem do outro (o-outro-para-mim) como espelho (fusão de si no outro). O registro das imagens sobre a docência no tempo do estágio curricular assinala que há repetição do ato vivido como estudante. Outro aspecto é a ausência da contrapalavra em relação ao discurso oficial que vem ocupando as entranhas do métier magisterial no longo percurso histórico da profissão. Não é posto em dúvida o que é necessidade do homem social na contemporaneidade, em que as perspectivas de espaço e tempo na cultura oficial vêm fissurando a compreensão da dimensão do grande tempo. Faz-se, pois, necessária a compreensão criadora (responsável) da relação eu-outro; cabe descolar-se do próprio lugar em direção à relação interativa não indiferente ao outro, mas capaz de contribuir para a transgrediência mútua, para compreender, reapreciar e assinar o ato docente, pela liberdade de criação.Abstract: This doctoral research investigates, in the memorialist writing of subjects in formation and later with a degree in Pedagogy, the memory featured in semantic and valued images on the cognitive (knowledge), esthetic, and ethical dimensions of teaching, images inscribed on life and culture experiences of such public. In the narratives, the thesis scrutinizes meanings about reality and the (re-)creation of the memory of oneself, and other memory in teaching practice. The body of data is the materiality that drove forward theoretical interpretations through a counterpoint of memory?s discourse. Discursive events that integrate it are, primarily, the memorialist writing of Pedagogy students from a university in Santa Catarina, in 2018. Such object of study is constituted into a device for an interpretation of how the students express the teaching through narratives about school career and quotidian life. Secondarily, there are the memorials produced by the same public with the same objective, but as graduates in Pedagogy ? therefore distanced in time and space from the former year (here situated in 2021). The theoretical and methodological orientation used the presuppositions from Bakhtin?s dialogism theory and his Circle. Based on this orientation, we have chosen some concepts as foundations for the reflections and ponderations regarding the object of research: dialogism, chronotopy ? time, space, and value (value-centers: I-for-myself, I-for-the-other, the-other-for-me), exotopy, memory, comprehension, interpretation, and consciousness. In this singular existence path, there was an apprehension of condensed meanings in the narratives (teaching images), as well as the conscience of oneself, as a professional-professor, in what figures as a collective (social) memory. A responsive-active listening to the utterances allowed to comprehend that they evaluate their parents? attitudes in childhood times, attitudes drenched with social values that they attributed to the school (social and official voice), to the collective memory through familial coexistence. There is also a certain discursive strength manifested on professional life: most of the students consider their first teachers as references in their actual job and decisive when choosing the profession. The vision of teaching figures in the confrontation with the other?s image (primary education? teachers and university professors). Externalizing the desire of being like the other-teacher/professor, from the social place that now occupies as a professional, does not break with the image of oneself as a mirror nor of the other (the-otherfor-me) as a mirror (oneself fusion with the other). The record of images regarding the teaching in curricular internship times indicates a repetition of the moment lived as a student. Another aspect refers to the absence of counterword towards an official discourse that has been occupying the teaching position?s heart in the long history of the profession. There is no question over what is necessary for the social man in contemporaneity, where perspectives of space and time in the official culture have fissuring the comprehension of the dimension of a great time. It is necessary to have a creative (responsible) comprehension of the I-other relation; there must be a way out to an interactive and aware relation with the other, but capable of contributing to mutual transgredience (exotopy) in order to comprehend, reconsider, and rubber-stamp the teaching ? for the freedom of creation.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240950
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View
PEED1651-T.pdf 1.843Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar