POLÍTICA PÚBLICA “ESCOLA DA TERRA”: PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA PARA OS PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO NA BAHIA

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

POLÍTICA PÚBLICA “ESCOLA DA TERRA”: PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA PARA OS PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO NA BAHIA

Mostrar registro completo

Título: POLÍTICA PÚBLICA “ESCOLA DA TERRA”: PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA PARA OS PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO NA BAHIA
Autor: Hack, Cássia; Queiroz, Sicleide Gonçalves; Taffarel, Celi Nelza Zülke
Resumo: O texto apresenta elementos acerca de uma Política Pública em sua Ação “Escola da Terra” do Programa Nacional de Educação do Campo, bem como sua experiência concreta desenvolvida na Universidade Federal da Bahia pelo coletivo do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer e a partir de sua criação em 2015 o coletivo do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo. Trata da realização de um Curso de Aperfeiçoamento com complementação de carga horária caracterizando Especialização em Pedagogia Histórico-Crítica para as Escolas do Campo aos professores que atuam em classes multisseriadas no campo no Estado da Bahia. Curso desenvolvido em três edições durante os anos de 2014 a 2017. A experiência demonstra i) a elevação da formação e a correspondente qualidade na atuação dos professores cursistas, ii) a necessidade da continuação deste trabalho, em novas versões, aperfeiçoadas, a partir da crítica, ao que já foi realizado, iii) a necessidade da ampliação de recursos e vagas para esta Ação do Programa Nacional de Educação do Campo. A defesa da permanência desta Política Pública, ainda que com ajustes necessários, implica em disputa de recursos públicos para dar continuidade nos rumos na formação humana e, em última instância, o projeto histórico para além do capital, o projeto histórico socialista.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240740
Data: 2017


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
anais 5.pdf 296.6Kb PDF Visualizar/Abrir "Anais de evento"

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar