POLÍTICA PÚBLICA “ESCOLA DA TERRA”: PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA PARA OS PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO NA BAHIA
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Title:
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POLÍTICA PÚBLICA “ESCOLA DA TERRA”: PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA PARA OS PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO NA BAHIA |
Author:
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Hack, Cássia; Queiroz, Sicleide Gonçalves; Taffarel, Celi Nelza Zülke
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Abstract:
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O texto apresenta elementos acerca de uma Política Pública em sua Ação “Escola da Terra” do
Programa Nacional de Educação do Campo, bem como sua experiência concreta desenvolvida
na Universidade Federal da Bahia pelo coletivo do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação
Física, Esporte e Lazer e a partir de sua criação em 2015 o coletivo do Grupo de Estudo e
Pesquisa em Educação do Campo. Trata da realização de um Curso de Aperfeiçoamento com
complementação de carga horária caracterizando Especialização em Pedagogia Histórico-Crítica
para as Escolas do Campo aos professores que atuam em classes multisseriadas no campo no
Estado da Bahia. Curso desenvolvido em três edições durante os anos de 2014 a 2017. A
experiência demonstra i) a elevação da formação e a correspondente qualidade na atuação dos
professores cursistas, ii) a necessidade da continuação deste trabalho, em novas versões,
aperfeiçoadas, a partir da crítica, ao que já foi realizado, iii) a necessidade da ampliação de
recursos e vagas para esta Ação do Programa Nacional de Educação do Campo. A defesa da
permanência desta Política Pública, ainda que com ajustes necessários, implica em disputa de
recursos públicos para dar continuidade nos rumos na formação humana e, em última instância,
o projeto histórico para além do capital, o projeto histórico socialista. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240740
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Date:
|
2017 |
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