A Matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): Uma disciplina diferente?

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A Matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): Uma disciplina diferente?

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Cardoso, Tereza Fachada Levy
dc.contributor.author Maciel, Paulo Roberto Castor
dc.date.accessioned 2022-10-15T21:30:43Z
dc.date.available 2022-10-15T21:30:43Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation MACIEL, Paulo Roberto Castor A matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): uma disciplina diferente? 2018. 216fls. Tese (Doutorado) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca , 2018. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240709
dc.description M152 Maciel, Paulo Roberto Castor A matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): uma disciplina diferente? / Paulo Roberto Castor Maciel.—2018. 216f. + apêndices e anexos : il. (algumas color.) ; enc. Tese (Doutorado) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca , 2018. Bibliografia : f. 208-216 Orientadora : Tereza Fachada Levy Cardoso 1. Matemática – Estudo e ensino. 2. Ensino técnico. 3. Escola Técnica Nacional. I. Cardoso, Tereza Fachada Levy (Orient.). II. Título. CDD 510.7 pt_BR
dc.description.abstract A Escola Técnica Nacional foi criada durante o primeiro governo Vargas com intuito de subsidiar a proposta nacional desenvolvimentista adotada. De 1942 a 1965, formou profissionais em cursos industriais básicos e técnicos, que eram considerados equivalentes ao ensino ginasial e colegial, então existentes. A partir dos estudos históricos de Valente (2011), verificamos que a Matemática do ensino secundário se constituiu a partir de duas disciplinas: a Matemática do Ginásio e a Matemática do Colégio. Considerando o referido estudo, questionamos se a disciplina que foi ensinada na ETN era equivalente ao do ensino secundário ou se era diferente. Utilizamos como principal referencial teórico-metodológico Chervel (1990), sobre a História das Disciplinas Escolares. Entre os itens elencados pelo referido autor, citamos as finalidades de ensino, os conteúdos explícitos e os itens constituintes de uma disciplina: exposição de conteúdos, exercícios, prática de incitação e motivação e o aparelho docimológico. Foram utilizadas fontes que fizeram parte da cultura escolar da ETN, como livros, apostilas, relatórios, atas, pautas, boletins da escola. Verificamos que os cursos industriais básicos tinham os mesmos conteúdos do Ginásio, mas adotavam nos materiais didáticos utilizados uma exposição de conteúdos e exercícios diferentes. Os livros e apostilas que foram utilizados seguiam ideias da Racionalização Científica e, com isso, a exposição dos assuntos era sucinta e mais clara, na tentativa de dar maior rendimento com menor esforço. Os exercícios adotados eram de três tipos: diretos, problemas gerais e problemas específicos. Nos cursos técnicos verificamos que os conteúdos não eram iguais aos do colégio e que, dentro da própria instituição, não havia uma padronização. Após 1963, os conteúdos começaram a se aproximar mais do Colégio, no entanto, a exposição e os exercícios seguiam as mesmas ideias que estavam associadas nas décadas anteriores. Verificamos, ainda, que foram publicados livros e apostilas específicas para a Matemática da ETN. Dessa maneira, constatamos que a disciplina de Matemática da ETN apresentava características diferentes daquelas ofertadas no ensino secundário. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Matemática – Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Ensino técnico pt_BR
dc.subject Escola Técnica Nacional pt_BR
dc.title A Matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): Uma disciplina diferente? pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
010_Paulo Roberto Castor Maciel.pdf 3.576Mb PDF Visualizar/Abrir Tese Maciel

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar