Abstract:
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A criação de programas sociais pelo Governo Federal Brasileiro possibilitou que pessoas de baixa renda adquirissem a casa própria. Um dos programas instituídos foi o “Casa Verde e Amarela”, no qual construtoras interessadas em construir moradias com o padrão construtivo do programa devem atender as exigências de qualidade da certificação do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). O PBQP-H define requisitos de qualidade, controle e melhoria contínua para as empresas participantes, de forma que os requisitos são implantados nos processos da empresa. Os requisitos são estabelecidos por meio de um regimento e devem ser atendidos por meio de metodologias próprias das empresas. Por outro lado, é necessária uma verificação periódica, por meio de um organismo de certificação, para garantir que os requisitos estão sendo atendidos e que o objetivo de qualidade e produtividade do programa estão sendo alcançados de forma evolutiva. Este trabalho tem como objetivo avaliar o cumprimento de requisitos do programa PBQP-H por uma empresa certificada e analisar os benefícios de atender o programa. Para aplicação da metodologia proposta foi realizado um estudo de caso em uma obra. Foram avaliadas as não conformidades dos serviços realizados por meio de verificação de documentos e registros e inspeções in loco. Com base na interpretação da norma base (ISO 9001) e no regimento do Sistema de Avaliação da Conformidade (SiAC), detectou-se um processo passível de mudança e, por meio do levantamento de informações e uma ferramenta de intervenção “Análise de Multicritério de Apoio à Decisão”, foi definido um projeto de atualização de documentos para inspeção de serviços executivos de acabamento para construção civil como forma de atendimento ao requisito de melhoria contínua do regimento. |