MÍDIA IMPRESSA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EXPRESSAS POR COMPETIDORES DO IRONMAN BRASIL/2002: em busca de consensos fabricados
Mostrar registro completo
Título:
|
MÍDIA IMPRESSA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EXPRESSAS POR COMPETIDORES DO IRONMAN BRASIL/2002: em busca de consensos fabricados |
Autor:
|
Saito, Silvia Kalbusch; Pires, Giovani De Lorenzi
|
Resumo:
|
a sociedade contemporânea demonstra grande interesse pelas práticas esportivas em ambientes
outdoor, que desafiam limites e representam situações de risco. A mídia contribui na formação das
Representações Sociais em torno destes esportes de risco/aventura. Nesta pesquisa, tomou-se como campo de
investigação a prova Ironman Brasil (Florianópolis, 2002), analisada sob duas estratégias: a) clipagem da
mídia impressa local, em cuja análise destacaram-se cinco categorias: “operacionalização”, raça!”,
“individualização”, “recordes” e “passaporte para o Havaí”; b) questionário semi-aberto aplicado a
participantes da prova. Analisados comparativamente os dados da mídia impressa e dos questionários, visa-se
examinar existência de consensos/coincidências nos dois discursos. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238848
|
Data:
|
2003 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo