Abstract:
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Este trabalho busca analisar a cobertura midiática do Surfe a partir da Etapa Surf Ranch Pro
(World Surf League) e o Surfe nos Jogos Olímpicos. Discutindo o percurso de relação do surf
com a mídia, acompanhamos a cobertura dos eventos por meio das redes sociais, veículos de
comunicação e as transmissões oficiais. Constatamos posicionamentos distintos, de uma
análise técnica, à euforia e resistência ao formato. Observamos que o surfe alcança uma nova
visibilidade, que agrega valor à modalidade como produto midiático. Foi possível perceber a
reprodução do “falatório esportivo” na cobertura midiática do surfe, potencializado pela
interação com as redes. A partir do reconhecimento do percurso de imbricações do Surfe com
a mídia, respondemos as perguntas “porque?”, “o que?”, “quando?” e “como?” Ensinar o
Surfe na Educação Física Escolar das escolas públicas de Florianópolis, traçando caminhos
para um horizonte do Surfe na Educação Física. |