Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912)

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Guimarães, Marcos Denilson
dc.contributor.author Jesus, Danielle Souza
dc.date.accessioned 2022-08-26T17:56:58Z
dc.date.available 2022-08-26T17:56:58Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation JESUS, Danielle Sousa de. Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912).. 2021. 97 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238485
dc.description JESUS, Danielle Sousa de. Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912).. 2021. 97 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.O original desta dissertação encontra-se depositada na BU da UFMA - https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3581 pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve por objetivo caracterizar as finalidades da matéria Desenho nos Grupos Escolares de São Luís - MA, no período compreendido entre 1903 e 1912. O recorte temporal inicial foi delimitado pelo marco da autorização de criação dos Grupos Escolares no Estado, iniciado pela capital maranhense em 1903. O recorte final situa-se em 1912, ano em que se constata uma ausência desses grupos na capital maranhense. Nesse contexto, faz gerar a pergunta desta pesquisa: quais as finalidades do ensino de Desenho nos Grupos Escolares de São Luís (1903-1912)? Deste modo, pesquisar sobre as finalidades do Desenho nos Grupos Escolares, buscando o entendimento das práticas escolares e de como foram pensados e organizados oficialmente as concepções e os instrumentos pedagógicos indicados nos documentos oficiais, é essencial para uma escrita da história da educação matemática na capital maranhense. Logo, a fim de compreender quais finalidades para a matéria Desenho estiveram postas nos Grupos Escolares de São Luís e como elas se caracterizam, foram localizados e examinados documentos oficiais configurados nos Regulamentos, Regimentos, Programas de ensino, Relatórios, Mensagens, Leis, Decretos, além de Revistas e Jornais. O estudo foi desenvolvido na perspectiva histórica de análise documental, utilizando os estudos da história cultural, considerando as obras de Roger Chartier (2002) e Dominique Julia (2001), e história das disciplinas escolares de André Chervel (1990), além das ideias de Valente (2007, 2008, 2010, 2013), Silva (2011, 2017) e Guimarães (2017) acerca da história da educação matemática, Grupos Escolares no Maranhão e Desenho nas Escolas Primárias, respectivamente. A coleta das fontes deu-se no Arquivo Público do Maranhão, Biblioteca Pública Benedito Leite, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Casa de Cultura Josué Montello, Biblioteca Assis Chateaubrian, Biblioteca Ferreira Gullar, Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, Biblioteca Rosa Castro, Biblioteca Astolfo Marques, Inspeção Escolar da Secretaria Estadual de Educação, Inspeção Escolar da Secretaria Municipal de Educação e acervos digitais das Biblioteca Nacional e Biblioteca Pública Benedito Leite. Em termos de conclusão, o ensino de Desenho era elemento presente na cultura escolar do Grupo Escolar e tinha como finalidades desenvolver a observação, percepção e criatividade das crianças, a prática de educar o olho e a mão e auxiliar outras matérias do curso primário dos Grupos Escolares, atuando como um instrumento facilitador na compreensão de representações e linguagens. As indicações metodológicas destinadas ao ensino desse saber relacionavam-se com o uso do método de ensino intuitivo. Em relação aos conteúdos, estavam postos de maneira gradual, ministrados de forma sucessiva e em progressão de graus de dificuldade para cada ano. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ensino de Desenho pt_BR
dc.subject Grupo Escolar pt_BR
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.subject Finalidades educativas pt_BR
dc.title Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912) pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Danielle S. de Jesus.pdf 48.56Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação Danielle

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar