Abstract:
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Os alunos de graduação em Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade Federal de Santa Catarina devem, em determinado momento da conclusão do curso, cumprir o estágio obrigatório, que consiste na disciplina de Estágio de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, dividida em dois semestres, que possibilita aos graduandos a experiência de docência supervisionada no ensino fundamental, no primeiro semestre, e no ensino médio, no segundo semestre. Sabe-se que a vivência em sala de aula é imprescindível para a formação completa de um professor, para prepará-lo para a realidade com a qual poderá se deparar ao assumir uma turma, para fomentar e estimular o fazer docente e para fortalecê-lo diante dos possíveis desafios. Considerando estes fatores, este relatório apresenta a experiência das alunas-estagiárias Bianca Maia Mello da Silva, Camila de Andrade e Raquel Ferreira da Rosa Oliveira com a turma 3A, formada por alunos do 3º Ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFSC. O projeto de docência desenvolvido introduziu aos alunos conhecimentos relacionados ao modernismo brasileiro, à Semana de Arte Moderna de 1922 e às vanguardas europeias que os precederam, para, então, chegar no objetivo geral do plano de ensino, que foi o trabalho com a obra Paulicéia Desvairada, publicada em 1922, e com seu autor, Mário de Andrade. |