Avaliação da deposição de sedimentos no canal do Porto de Itajaí

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Avaliação da deposição de sedimentos no canal do Porto de Itajaí

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Nierwinski, Helena Paula
dc.contributor.author Farias, Bianca
dc.date.accessioned 2022-08-04T16:01:05Z
dc.date.available 2022-08-04T16:01:05Z
dc.date.issued 2022-07-28
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237821
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Civil de Infraestrutura. pt_BR
dc.description.abstract O Porto de Itajaí teve suas obras concluídas em agosto de 2007, desde então o terminal passa por diversas obras de manutenção e alargamento de sua via navegável, com o objetivo de ampliar a sua capacidade de transporte marítimo. Em 2016 iniciou-se a mais recente obra de aprofundamento e modificação da bacia de evolução. Esta obra contou com um trabalho intenso de dragagem e avaliação de sedimentos do local. Após finalizadas as obras de dragagem para atingimento da cota de projeto, se fez necessário manter a profundidade do canal em meio a intempéries, tornando fundamental a dragagem de manutenção. Para se calcular o tempo destas manutenções é importante avaliar o volume de sedimentos acumulados no canal, juntamente com os fatores que impactam diretamente este evento natural. Este trabalho apresenta a utilização de metodologias empíricas para avaliação preditiva do transporte de sedimentos do estuário, comparando-se com os valores de projeto fornecidos pelo Porto. Esta avaliação foi feita por meio de caracterização do solo do local, verificação das características geomorfológicas, geológicas e climáticas da região e a aplicação de três metodologias empíricas, comparando-se com os valores obtidos pela metodologia apresentada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) e posteriormente pelos valores medidos pelo Porto. Foi possível concluir que os métodos utilizados: Einstein, Van Rijn e Pioneiro, apresentam uma variação considerável em seus resultados, quando comparado ao valor real dos sedimentos medidos no local, e ainda, pela metodologia utilizada pelo INPH. Estas previsões tornam-se imprecisas frente à falta de variáveis relacionadas aos efeitos climáticos e geomorfológicos do ambiente, trazendo uma importância no aprofundamento de tecnologias voltadas ao tema, e na utilização de softwares robustos para previsões mais precisas de sedimentação em vias marítimas navegáveis. pt_BR
dc.description.abstract The Port of Itajaí had its works concluded in August 2007, since then the terminal has undergone several maintenances works and the expansion of its waterway, with the aim of expanding its maritime transport capacity. In 2016, the most recent work to deepen and modify the evolution basin began. This work involved intensive dredging and sediment assessment at the site. After the dredging works were completed to reach the project quota, it was necessary to maintain the channel depth in the midst of bad weather, making maintenance dredging essential. In order to calculate the time of these maintenances, it is important to evaluate the volume of sediments accumulated in the channel, together with the factors that directly impact this natural event. This work presents the use of empirical methodologies for predictive evaluation of sediment transport in the estuary, comparing with the project values provided by the Port. This evaluation was carried out through characterization of the soil of the place, verification of the geomorphological, geological and climatic characteristics of the region and the application of three empirical methodologies, comparing with the values obtained by the methodology presented by the National Institute for Waterway Research (INPH) and later by the values measured by Porto. It was possible to conclude that the methods used: Einstein, Van Rijn and Pioneiro, present a considerable variation in their results, when compared to the real value of the sediments measured in the place, and also, by the methodology used by the INPH. These predictions become imprecise due to the lack of variables related to the climatic and geomorphological effects of the environment, bringing an importance in the deepening of technologies focused on the theme, and in the use of robust software for more accurate predictions of sedimentation in waterways. pt_BR
dc.format.extent 63 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Joinville, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Vias Navegáveis pt_BR
dc.subject Sedimentologia pt_BR
dc.subject Dragagem pt_BR
dc.title Avaliação da deposição de sedimentos no canal do Porto de Itajaí pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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TCC-Bianca Farias.pdf 4.556Mb PDF View/Open TCC

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