dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Nierwinski, Helena Paula |
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dc.contributor.author |
Farias, Bianca |
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dc.date.accessioned |
2022-08-04T16:01:05Z |
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dc.date.available |
2022-08-04T16:01:05Z |
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dc.date.issued |
2022-07-28 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237821 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Civil de Infraestrutura. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Porto de Itajaí teve suas obras concluídas em agosto de 2007, desde então o terminal passa
por diversas obras de manutenção e alargamento de sua via navegável, com o objetivo de
ampliar a sua capacidade de transporte marítimo. Em 2016 iniciou-se a mais recente obra de
aprofundamento e modificação da bacia de evolução. Esta obra contou com um trabalho intenso
de dragagem e avaliação de sedimentos do local. Após finalizadas as obras de dragagem para
atingimento da cota de projeto, se fez necessário manter a profundidade do canal em meio a
intempéries, tornando fundamental a dragagem de manutenção. Para se calcular o tempo destas
manutenções é importante avaliar o volume de sedimentos acumulados no canal, juntamente
com os fatores que impactam diretamente este evento natural. Este trabalho apresenta a
utilização de metodologias empíricas para avaliação preditiva do transporte de sedimentos do
estuário, comparando-se com os valores de projeto fornecidos pelo Porto. Esta avaliação foi
feita por meio de caracterização do solo do local, verificação das características
geomorfológicas, geológicas e climáticas da região e a aplicação de três metodologias
empíricas, comparando-se com os valores obtidos pela metodologia apresentada pelo Instituto
Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) e posteriormente pelos valores medidos pelo Porto.
Foi possível concluir que os métodos utilizados: Einstein, Van Rijn e Pioneiro, apresentam uma
variação considerável em seus resultados, quando comparado ao valor real dos sedimentos
medidos no local, e ainda, pela metodologia utilizada pelo INPH. Estas previsões tornam-se
imprecisas frente à falta de variáveis relacionadas aos efeitos climáticos e geomorfológicos do
ambiente, trazendo uma importância no aprofundamento de tecnologias voltadas ao tema, e na
utilização de softwares robustos para previsões mais precisas de sedimentação em vias
marítimas navegáveis. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The Port of Itajaí had its works concluded in August 2007, since then the terminal has
undergone several maintenances works and the expansion of its waterway, with the aim of
expanding its maritime transport capacity. In 2016, the most recent work to deepen and modify
the evolution basin began. This work involved intensive dredging and sediment assessment at
the site. After the dredging works were completed to reach the project quota, it was necessary
to maintain the channel depth in the midst of bad weather, making maintenance dredging
essential. In order to calculate the time of these maintenances, it is important to evaluate the
volume of sediments accumulated in the channel, together with the factors that directly impact
this natural event. This work presents the use of empirical methodologies for predictive
evaluation of sediment transport in the estuary, comparing with the project values provided by
the Port. This evaluation was carried out through characterization of the soil of the place,
verification of the geomorphological, geological and climatic characteristics of the region and
the application of three empirical methodologies, comparing with the values obtained by the
methodology presented by the National Institute for Waterway Research (INPH) and later by
the values measured by Porto. It was possible to conclude that the methods used: Einstein, Van
Rijn and Pioneiro, present a considerable variation in their results, when compared to the real
value of the sediments measured in the place, and also, by the methodology used by the INPH.
These predictions become imprecise due to the lack of variables related to the climatic and
geomorphological effects of the environment, bringing an importance in the deepening of
technologies focused on the theme, and in the use of robust software for more accurate
predictions of sedimentation in waterways. |
pt_BR |
dc.format.extent |
63 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Joinville, SC |
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dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Vias Navegáveis |
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dc.subject |
Sedimentologia |
pt_BR |
dc.subject |
Dragagem |
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dc.title |
Avaliação da deposição de sedimentos no canal do Porto de Itajaí |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
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