Correlação entre métodos estáticos de previsão de capacidade de carga e os níveis de torque exigidos para a execução de estacas hélice contínua

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Correlação entre métodos estáticos de previsão de capacidade de carga e os níveis de torque exigidos para a execução de estacas hélice contínua

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Title: Correlação entre métodos estáticos de previsão de capacidade de carga e os níveis de torque exigidos para a execução de estacas hélice contínua
Author: Kuhn, Maria Eduarda Decicco
Abstract: Este trabalho apresenta um comparativo entre o torque exercido por uma perfuratriz para a execução de estacas do tipo hélice contínua, e as estimativas de capacidade de carga obtidas através do método estático e semiempírico de Aoki e Velloso (1975). Os dados coletados para análise foram retirados de uma obra do tipo predial, executada na cidade de Balneário Piçarras (SC). Foram efetuadas três perfurações para realização do ensaio tipo cone penetration test (CPT) e mais um furo para sondagem do tipo standard penetration test (SPT), com a intenção de realizar a investigação geotécnica do terreno em questão. Com base nos dois ensaios de campo foi possível determinar as previsões de capacidade de carga das estacas. De posse desses dados um conjunto de análises estatísticas univariadas foi realizado, com o intuito de obter uma correlação entre as variáveis torque e os parâmetros gerados na previsão de capacidade de carga. Não tendo grande sucesso nestas análises, fez-se a investigação de modelos multivariados. O que melhor estimou a resistência admissível foi o que continha como variáveis explicativas o torque, profundidade e qc, e com limitação da resistência de ponta nos dados de entrada, gerando um coeficiente de determinação de 0,79, mas como qc é utilizado para estimar também a carga admissível o modelo é pouco interessante do ponto de vista dos pressupostos estatísticos aplicáveis à situação. Um segundo modelo com coeficiente de correlação ligeiramente menor se mostrou o mais interessante, já que faz uso apenas do torque e profundidade para estimativa de carga geotécnica admissível, este modelo tem melhor resultado considerando os pressupostos estatísticos adotados como balizadores da qualidade dos mesmos. Foi possível concluir que o torque não é uma variável tão significante na determinação da resistência admissível quanto a profundidade.This study presents a comparison between the torque exerted by a drill for the execution of continuous flight augering, and the load capacity estimates obtained through the static and semi-empirical method of Aoki and Velloso (1975). The data collected for analysis were taken from a building-type construction carried executed in the city of Balneário Piçarras (SC). Three boreholes were drilled due to the cone penetration tests (CPT) and one more borehole was drilled due to standard penetration test (SPT) type, in order to carry out the geotechnical investigation of the terrain in question. Based on the two field tests, it was possible to predict the load capacity of the piles. With these data, a set of univariate statistical analysis was performed, in order to obtain correlations between the torque variables and the parameters generated in the load capacity forecast. As these analyses turned out to be unsuccessful, the investigation of multivariate models was carried out. The best estimation of the allowable resistance was the one that contained torque, depth and qc as explanatory variables, also considering the limitation of the tip resistance from the input data, generating a determination coefficient of 0.79. However, as qc is also used to estimate the allowable load, the model presents limited importance in regards to the statistical assumptions applicable to the situation. A second model with a slightly lower correlation coefficient proved to be the most interesting, as it only uses torque and depth to estimate the allowable geotechnical load. This model has better results considering the statistical assumptions adopted as indicators of their quality. It was possible to conclude that the torque is not as significant a variable in the determination of the allowable resistance as the depth.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Civil de Infraestrutura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237763
Date: 2022-07-29


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