dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Garcia, Janaína Renata |
|
dc.contributor.author |
Kowalcziki, Karoline Naiara de Souza |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-03T20:42:54Z |
|
dc.date.available |
2022-08-03T20:42:54Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-22 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237753 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Civil de Infraestrutura. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O gerenciamento de aquisições é crucial para o sucesso dos planejamentos estratégicos de uma
organização que está atrelado às inúmeras interfaces do gerenciamento de um projeto, para
conectar todas elas, as áreas precisam estar trabalhando de forma eficaz. Uma dificuldade no
âmbito do gerenciamento de aquisições, do setor onde foi realizado o estudo de caso, é a
melhoria no processo de tomada de decisão para contratar um fornecedor de excelência, hoje
dentro do gerenciamento geral de aquisições essa análise é feita por profissionais
especializados, porém, não possui um painel de indicadores para o gerenciamento e avaliação
de fornecedores, por conseguinte, para as tomadas de decisões de suas contratações de serviço.
O estudo de caso no departamento de infraestrutura de uma empresa multinacional, objetiva
com o painel de indicadores melhorar o gerenciamento de aquisições de projetos e possibilitar
o desenvolvimento de fornecedores. Os dados compilados serão analisados por indicadores de
desempenho propostos, sendo os principais: qualidade, tempo de entrega e custo. Sem avaliar
qualitativa e quantitativamente não é possível gerenciar os serviços contratados, o que não é
mensurado, não se controla e não se gerencia, gerando um impacto significativo no sucesso da
execução do serviço. Os dados da empresa foram levantados, e modelados a partir da ferramenta
Microsoft Office Excel® e formulando relações que auxiliam na avaliação dos eventos pelos
gerentes de projeto, os índices estratégicos determinados possibilitam o cálculo que gera
avaliações para cada fornecedor. Como resultado definiram-se as etapas de desenvolvimento
de um painel de gerenciamento e, a partir disso, formulou-se um painel de indicadores por meio
da ferramenta Microsoft Office Excel®. Este trabalho contribui com uma metodologia para o
gerenciamento estratégico de fornecedores, baseado no uso de indicadores de desempenho. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Procurement management is crucial to the success of an organization's strategic planning that
is tied to the numerous interfaces of project management to connect all of these areas that need
to be working effectively. A difficulty in the scope of procurement management, in the sector
where the case study was carried out, is the improvement in the decision-making process to hire
a supplier of excellence, today within the general procurement management, this analysis is
carried out by specialized professionals, however, it does not have a panel of indicators for the
management and evaluation of suppliers, therefore, for the decision-making of their service
contracts. The case study in the infrastructure department of a multinational company, with the
dashboard of indicators, aims to improve the management of project acquisitions and enable
the development of suppliers. The compiled data will be analyzed by proposed performance
indicators, the main ones being: quality, lead time and cost. Without evaluating qualitatively
and quantitatively, it is not possible to manage the contracted services, which are not measured,
not controlled and not managed, generating a significant impact on the success of the execution
of the service. The company's data were collected and modeled using the Microsoft Office
Excel® tool and formulating relationships that help in the evaluation of events by project
managers, the strategic indices determined enable the calculation that generates evaluations for
each supplier. As a result, the stages of development of a management panel were defined and,
from them, a panel of indicators was formulated using the Microsoft Office Excel® tool. This
work contributes with a methodology for the strategic management of suppliers, based on the
use of performance indicators. |
pt_BR |
dc.format.extent |
64 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Gestão de aquisições |
pt_BR |
dc.subject |
Indicadores de desempenho |
pt_BR |
dc.subject |
Excelência de fornecedores. |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento de painel de indicadores para o gerenciamento de fornecedores em infraestrutura de uma multinacional |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |