Abstract:
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O objetivo principal deste trabalho é analisar, de forma comparativa, as propriedades físicas e os parâmetros de dosagem de misturas asfálticas produzidas a quente, a partir de um estudo de caso prático. Para tanto, foram selecionados cinco logradouros em Joinville/SC que receberam serviços de obras públicas de pavimentação. Foram procedidas avaliações tanto com amostras soltas coletadas no momento da execução dos trabalhos, quanto extraídas por sonda rotativa após a etapa de compactação da camada asfáltica, em pontos distintos de cada obra. No primeiro caso, as amostras tiveram a temperatura de compactação aferida momentos antes da aplicação na pista de rolamento e, ato contínuo, foram conduzidas ao ambiente laboratorial para a produção de corpos de prova pela metodologia Marshall, além da determinação dos seguintes indicadores: teor de ligante e granulometria por peneiramento após extração de betume com o uso do equipamento Rotarex, volume de vazios, massa específica aparente, relação betume/vazios, estabilidade e fluência. No segundo cenário, possível de ser avaliado em apenas dois logradouros, os testemunhos obtidos foram também levados ao laboratório, a fim de que fossem aferidas as espessuras das camadas, massa específica aparente, volume de vazios e grau de compactação. Os dados amostrais disponíveis, após compilação das informações, foram comparados aos dados originais previstos nos projetos das obras e aos limites normativos quando previstos, em cada caso. Os resultados obtidos demonstram que em todas as obras investigadas há fortes discrepâncias quanto ao atendimento das premissas técnicas estabelecidas em projeto para todos os parâmetros analisados, tanto na produção das misturas nas usinas quanto no processo executivo das camadas asfálticas no campo, respectivamente, indicando ausência do controle de qualidade dos serviços ofertados. Ainda, foram verificadas formulações fora das especificações de trabalho exigidas pelos órgãos de controle e, com comportamentos díspares em pontos distintos do mesmo trecho executado em campo. Como consequência, tem-se a entrega de produtos com desempenho indesejável à sociedade e passíveis de pouca durabilidade em relação à vida útil prevista em projeto. |