dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Coelho, Alexandre Hering |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Arthur Martins Vitoreti de |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-03T18:38:49Z |
|
dc.date.available |
2022-08-03T18:38:49Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-15 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237705 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os meios de transporte surgiram como uma forma de atender a demanda de locomoção. É comum
buscar a solução mais eficiente de transporte, sendo que a eficiência está relacionada com o tempo
gasto para se locomover. As rodovias são projetadas para atender um valor determinado de demanda crescente, estimado através de projeções de tráfego. Quando a demanda observada supera
estimativa prevista na fase de projetos, surgem os congestionamentos. Os congestionamentos, além
de afetar diretamente na rotina dos usuários, tem um impacto enorme na economia de uma região.
Em 2019, conforme consta em Schrank e Lomax (2021), os congestionamentos custaram cerca de
U$190 bilhões aos cofres americanos. Um dos métodos que permite identificar congestionamentos,
através de dados de postos de monitoramento de tráfego, é o modelo de Greenshields. Utilizando as
relações entre fluxo, densidade e velocidade é possível, através dos gráficos entre as relações, identificar cenários congestionados. Entretanto, projetos de engenharia de tráfego podem facilmente
abranger uma quantidade tal de dados, que torna impraticável a análise visual, além de que sua
determinação pode ser difícil nos casos limites entre cenários congestionados e não congestionados. Este Trabalho de Conclusão de Curso visa desenvolver um método para que, com auxílio de
ferramentas computacionais, seja possível automatizar o processo de identificação de congestionamentos, evitando assim, classificações erradas nos cenários limites. A ferramenta utiliza um fator
de diferença percentual δ entre a média das N% maiores velocidades de cada conjunto de dados e
a média de todos os registros de velocidade como limite de decisão para classificação em cenários
congestionados e não congestionados. Os conjuntos de dados com uma diferença percentual δ superior a diferença percentual limite α apresentaram congestionamento, enquanto os conjuntos em
que α > δ, foram classificados como não congestionados. A ferramenta passou por um processo de
calibração, conforme descrito em Ortuzar e Willumsen (2011), analisando 315 combinações de α e
N, obtendo uma taxa de acerto µ de 98%, em uma comparação com a classificação obtida com o uso
do modelo de Greenshields. A combinação de parâmetros correspondentes a este valor de µ (α =
1,55% e N = 93%) foram validados, conforme proposto em Ortuzar e Willumsen (2011), resultando
em um µ = 97,4%. Conclui-se que o método desenvolvido é capaz de identificar congestionados
em dados de contagem de tráfego, em comparação com as classificações visual utilizando o modelo
de Greenshields. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The means of transport emerged as a way to attend to the demand for locomotion. It is common
to look for the most efficient transport solution, with efficiency being related to the locomotion
time. Highways are usually designed to meet a certain value of demand that increases with time,
estimated through traffic projections. When the observed demand exceeds the foreseen estimative
in the design phase, congestion is observed. Traffic congestion, besides directly affecting the routine
of its users, has a huge impact on the economy of a region. In 2019, as reported in Schrank
e Lomax (2021), traffic jams cost the United States around U$190 billion. One of the methods
that allow congestion identification is the Greenshields' model. Using the relationships between
flow, velocity, and density, it is possible, through graphical analysis, to identify congested scenarios.
However, tra c engineering projects can easily have such an amount of data that makes its visual
analysis impracticable, besides that its determination can be difficult in the borderline between
congested and non-congested scenarios. This work aims to develop a method that, with the aid of
computational tools, makes it possible to automate the traffic identification process, thus avoiding
wrong classifications in borderline scenarios. This method utilizes a percentage difference factor δ
between the average of the highest N% speeds of each dataset and the average of all speed records
as a decision threshold for classification in congested and non-congested scenarios. Datasets with
a percentual difference δ greater than the threshold percentage difference α showed congestion,
while datasets where α > δ, were classified as non-congested. The method underwent a calibration
process, as described in Ortuzar e Willumsen (2011), analyzing 315 different combinations of α and
N, obtaining a hit rate µ of 98%, when comparing the method's classification with the one obtained
with the Greenshield's visual classification. The combination of parameters corresponding to this
value of µ (α = 1.55% and N = 93%) were validated, as proposed in Ortuzar e Willumsen (2011),
resulting in a µ = 97.4%. It is concluded that the developed method can identify congested traffic
count data, in comparison to the visual classification using the Greenshields model. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Engenharia de tráfego |
pt_BR |
dc.subject |
Congestionamento |
pt_BR |
dc.subject |
Detecção automática |
pt_BR |
dc.subject |
Programação de computadores |
pt_BR |
dc.subject |
Estatística |
pt_BR |
dc.title |
Análise automatizada da presença de congestionamentos com base em dados de postos de monitoramento de tráfego |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |